“A organização do ano letivo” foi o tema das “Conversas sobre Educação”
O átrio do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal de Torres Vedras deu espaço às “Conversas sobre Educação”, no dia 4 de outubro, onde se debateu sobre “A organização do ano letivo”, como tema principal.
O jantar-tertúlia que decorreu na passada terça-feira na presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e da professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, ex-consultora do Ministério da Educação para o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular e que integra a coordenação do Observatório de Vida nas Escolas, Ariana Cosme.
Durante a iniciativa, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras referiu-se à equipa das cozinhas municipais que preparou o jantar e que todos os dias “é responsável por largas centenas de refeições para os alunos da cidade de Torres Vedras”. Laura Rodrigues referiu-se à comunidade escolar em geral e recordou que Torres Vedras se encontra a implementar, pela primeira vez, um modelo de organização semestral do ano letivo.
Queremos que as coisas corram pelo melhor e que todo este trabalho possa ser acompanhado. E nada melhor do que termos connosco alguém que já tem experiência na inovação das práticas pedagógicas e que tem acompanhado situações-piloto de semestralização.
Integrante da coordenação do Observatório de Vida nas Escolas, Ariana Cosme, argumentou sobre a necessidade de repensar as aulas, a escola e o sistema de ensino. “O semestre em Torres Vedras vai dar mais tempo às escolas para encontrar estas meninas e meninos que precisamos de agarrar com mais força, sem perder nenhum”.
“Precisamos de gente com pensamento crítico. E o pensamento crítico constrói-se com conhecimento” defendeu Ariana Cosme, colocando-se a favor do “trabalho em conjunto” entre as escolas e as famílias.
O delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Bruno Santos, assim como de presidentes de Junta de Freguesia, membros do Conselho Municipal de Educação, representantes das associações de pais, responsáveis das direções e docentes dos estabelecimentos de ensino do concelho de Torres Vedras também marcaram presença no jantar-tertúlia.