St. Dominic’s inicia ano letivo com aumento de alunos e instalações renovadas
O St. Dominic’s International School inicia o novo ano letivo de 2022/2023 com novas caras, espaços reabilitados e mais equipamentos a nível informático.
Com 29 anos, a St. Dominic’s é a escola mais antiga, em Portugal a deter atualmente o Curriculum IB nos três ciclos. No ano letivo de 2021/2022, 18% dos alunos obtiveram a pontuação máxima no Diploma, fazendo com que a média do St. Dominic’s se, com 35 pontos absolutos, em comparação com os 32 pontos relativos à média internacional. O período registou o maior número de alunos a frequentar o programa, com uma taxa de aprovações nos 97%.
O St. Dominic´s acredita que este aumento deve-se, não só ao seu programa de ensino, mas também aos longos anos de experiência e à diversidade cultural, o que faz com que o colégio se possa orgulhar de uma população de mais de 48 nacionalidades entre crianças e jovens de todas as idades.
O Diretor Stephen Blackburn, salientou:
O aumento no número de matrículas, que registámos para este ano letivo, é um reflexo do nosso desempenho, da nossa entrega e do nível de ensino que proporcionamos aos nossos alunos. Podermos acompanhar o crescimento e desenvolvimento académico de um aluno é muito gratificante, mas, mais ainda, é podermos contribuir de forma ativa para o seu desenvolvimento pessoal. Estamos deveras a “criar” jovens brilhantes, prontos para enfrentarem os mais diversos desafios profissionais e sociais. Neste sentido, é importante referir que, mais do que quantidade, privilegiamos a qualidade. O nosso foco é o ensino, é a preparação destes jovens, cujos pais confiam em nós para lhes darmos as ferramentas e competências que lhes permitam trilhar um futuro sólido e rico em experiências. Conseguimos isso graças à nossa experiência e conhecimento.
A taxa de sucesso em todos os ciclos de ensino, a St. Dominic’s continua a colocar em prática projetos de melhoria a nível das suas infraestruturas, mais ecológica, nomeadamente, através da reutilização ou adequação das estruturas existentes e melhorando o consumo energético das instalações. De salientar ainda os meios tecnológicos do colégio internacional, também fruto de um investimento e a começar já no ensino básico.
“Vivemos numa era digital e, hoje em dia, os alunos começam a ter um contacto com a tecnologia em idades muito jovens. Parece-nos a nós que faz sentido começarmos a instruí-los não só na utilização das várias ferramentas disponíveis, mas também fazê-lo de forma responsável e segura”, conclui o Diretor do St. Dominic’s.
A administradora, Catarina Formigo, afirma:
Somos uma escola muito criteriosa e exigente, porém, inclusiva. Não excluímos ninguém, trabalhamos os pontos fortes dos nossos alunos, não nos focamos nos pontos fracos e não os vemos como um critério de aceitação ou não. Cabe à comunidade escolar ajudar os alunos a trabalharem as suas competências e fragilidades. Temos de respeitar a diversidade de alunos que temos dentro do nosso espaço. Isso é o que define uma escola internacional: a diversidade!”.
O protocolo abrangente no domínio da “Child Protection”, uma norma que opera no domínio da lei e do cuidado, é uma das abordagens inovadoras desta Escola, sendo, atualmente, a única escola detentora do mesmo.