Município de Reguengos chega a acordo para conciliar transportes e aulas
O Município de Reguengos de Monsaraz realizou um acordo com a TPAC – Serviço Público de Transporte de Passageiros do Alentejo Central para que seja possível conciliar o horário escolar com o dos transportes públicos para dar oportunidade a todos os alunos de chegar a tempo das aulas.
Após este acordo assinalado entre a Câmara Municipal e a TPAC, a empresa alinhou os seus horários consoante as horas de término das aulas de almoço dos alunos que necessitam de se deslocar através de transportes públicos. Esta medida foi implementada devido ao horário específico da hora de almoço, já que as aulas terminam pelas 13h15 e o autocarro que leva os alunos para as freguesias do concelho tinha como hora de partida exatamente à mesma hora.
A partir desta semana, o autocarro parte do Terminal da Rodoviária às 13h40 e em seguida passa à porta das escolas para recolher os alunos. Em declarações publicadas ao Diário Campanário, a presidente da autarquia, Marta Prates, afirma “autocarro parte do Terminal da Rodoviária às 13h40 e em seguida passa à porta das escolas para recolher os alunos”.
Também passou a existir um ajuste no percurso do autocarro que parte às 7h35. Neste sentido, durante a semana, o autocarro que vai até à Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, terá dois percursos, sendo que um deles se destina até à respetiva escola, para que os alunos cheguem a tempo da primeira aula que tem hora marcada às 8h10.
Para além destas alterações, o Município vai reforçar a comparticipação no âmbito dos passes para estudantes, ao abrigo do Programa de Apoio à Redução nos Transportes (PART), sobretudo para os alunos que estudam em Évora, já que Reguengos de Monsaraz não tem oferta educativa, e assim beneficiar de 80 por cento de apoio no valor do passe escolar (50 por cento a cargo do município e 30 por cento da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central).