Um milhão de computadores já chegaram às escolas
Uma das novidades deste ano letivo, que começou há poucas semanas, é a digitalização nas escolas. Como nunca, as escolas abriram portas aos seus alunos equipadas com computadores e salas tecnológicas para acompanhar as evoluções dos tempos.
Ao longo dos anos, as escolas têm realizado esforços e implementado medidas para responder às necessidades atuais, tornando-se cada vez mais modernizadas e digitais, sendo esta uma das consequências que nos deixou a pandemia Covid-19.
Segundo dados do Ministério da Educação, foram fornecidos às escolas 1.049.581 computadores para utilização por alunos e professores e 15 mil computadores para utilização com fins administrativos e de gestão. Segundo o SAPO TeK, as salas de aula estão a ser dotadas de uma série de equipamentos tecnológicos para facilitar esta digitalização, sendo que, segundo o Ministério, estão a ser instalados 20 mil projetores. Ao longo deste ano letivo, está previsto a aquisição de mais 419 computadores, chegando a um total de 1.050.000 equipamentos.
Com o objetivo de dotar alunos e professores de competências digitais profissionais e pedagógicas, a Direção-Geral da Educação (DGE) lançou o projeto-piloto Manuais Digitais, no ano letivo 2020/2021. De acordo com uma publicação no site oficial este “projeto-piloto Manuais Digitais tem como finalidade a abordagem a modelos e práticas pedagógicas diferenciadoras e com impacto na aprendizagem dos alunos, de forma a que possam vir a ser implementadas em todas as escolas portuguesas”.
Muito se tem falado sobre os manuais digitais, mas, para além disso, o Ministério divulgou a instalação de Laboratórios de Educação Digital (LED) nos estabelecimentos de ensino com 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e com ensino secundário que, segundo a entidade:
Deverá contribuir para apoiar as Escolas na integração transversal das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem, visando a inovação educativa e pedagógica, o desenvolvimento de competências digitais, bem como a promoção da recuperação das aprendizagens, no âmbito do definido no Plano 21|23 Escola+, Eixo “Ensinar e Aprender”, domínio + Recursos Educativos, sobre a ação específica “Recuperar com o Digital.
Este investimento, alavancado pelo Plano de Capacitação Digital dos Docentes já em curso, tem como objetivo colocar à disposição das Escolas equipamentos tecnológicos para os alunos fazerem uso dos mesmo no âmbito de práticas pedagógicas inovadoras, inclusivas e acessíveis a todos. O contacto com a tecnologia é importante no currículo dos alunos, o que poderá ajudar no seu futuro, bem como no decorrer do seu percurso académico. A somar aos restantes objetivos, o desenvolvimento de competências digitais é cada vez mais importante num mundo marcadamente tecnológico, até para incentivar ao prosseguimento de estudos nas áreas STEAM, promovendo a igual participação de raparigas e rapazes.