Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos regressa em outubro
O FOLIO – Festival Literário Internacional está de regresso a Óbidos, entre os dias 6 e 16 de outubro, e podes participar nas cerca de 200 iniciativas que preenchem uma programação voltada para a literatura.
São 10 dias em que Óbidos se vai tornar num verdadeiro espaço cultural onde a “Literatura em particular” é o grande motor, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e onde se vai falar sobre palavras, livros, escritores e muito mais.
“Estávamos longe de pensar numa guerra na Europa e, acima de tudo, que o poder de um só homem poderia desencadear uma série de problemas a nível mundial, onde a carestia de vida é, porventura, a face mais visível”, afirmou o autarca em relação ao tema principal do FOLIO que este ano está em torno do Poder.
“Mas quero falar de outros poderes, nomeadamente o poder da palavra e o poder de nos podermos expressar livremente. É isso que diferencia, e muito, a nossa sociedade de outras, algumas delas, como bem se vê, mais perto de nós do que pudéssemos supor”.
O festival recebe escritores nacionais e internacionais, dois prémios Nobel da Literatura, para celebrar o poder da palavra, a acessibilidade Cultural, aliada às restantes formas de arte, como a música, ao teatro, ao cinema, a performance, o desenho, a pintura, a escultura, as artes populares e os ofícios tradicionais, com a gastronomia e o turismo.
Segundo um dos mentores do FOLIO, José Pinho, “editores e Livreiros, Institutos e Associações Culturais, Autores e Criadores, Fundações e Casas de Escritores, outros Festivais e Prémios Literários nacionais e internacionais encontram no FOLIO Mais o tempo e o lugar para a sua participação, integrada na programação geral ao lado do FOLIO Autores, do FOLIO Educa, do FOLIO Ilustra, do FOLIO Tec, do FOLIO Inclusivo, do Teatro e Cinema, da FOLIA e da BOÉMIA“.
O programa da sétima edição vai decorrer em 24 espaços da vila medieval “promove cerca de uma centena de atividades (apresentações de livros, tertúlias, mesas redondas, debates, conversas, aulas, exposições, concertos, experiências gastronómicas) e que traz ao FOLIO mais de 200 participantes, permite uma intensa interatividade com os visitantes de Óbidos Vila Literária, que assim podem contactar diretamente com todos estes criadores e promotores e viver experiências memoráveis”, segundo o também administrador da livraria Ler Devagar.