Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas envolve mais de 42 mil alunos e 800 professores
“Ao teu lado” é um Programa de Promoção de Bem-estar Mental nas Escolas que promove o Bem-estar Mental nas Escolas e estão envolvidos mais de 42 mil alunos e 800 professores.
O objetivo deste programa é melhorar e desenvolver as competências de regulação emocional das pessoas para que adotem estilos de vida mentalmente mais saudáveis. É financiado pela Z Zurich Foundation, gerido pela Zurich Portugal e Missão Azul e implementado pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em parceria com a Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.
Vai estar em vigor nos próximos quatro anos, entre 2022 e 2026. Numa fase de lançamento, o programa integra mais de 100 escolas públicas, e envolve mais de 42 mil alunos que frequentam o 3º ciclo, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos. Ao mesmo tempo, abrange cerca de 800 professores e 2.105 famílias.
Divide-se em duas fases, sendo que a primeira decorre já neste ano letivo, de 2022/2023, e compreende a realização de sessões de grupo com alunos, famílias, professores e funcionários das escolas, com vista à consciencialização sobre o bem-estar mental e a necessidade de estar alerta para entender os primeiros sinais e sintomas.
Numa segunda fase, a decorrer nos anos letivos 2023/2024, 2024/2025 e 2025/2026, o programa abrange ações e intervenções para dois grupos distintos. Para os adolescentes, destaca-se a promoção de estratégias de regulação das emoções. Já para os professores, promove o recurso a estratégias de regulação emocional adaptativas, na hora de enfrentar dificuldades emocionais ou problemas de relacionamento com os alunos.
Ao longo destes quatro anos de intervenção junto das Escolas e respetivas comunidades escolares, a equipa vai elaborar conhecimento científico de acordo com os dados analisados.
O Gestor de Projetos de Melhoria de Bem-Estar Mental da Z Zurich Foundation, Sofyen Khalfaoui, afirma:
Acreditamos num mundo onde cada jovem é apoiado a cuidar proativamente do seu bem-estar mental, que é a base para a maioria das conquistas possíveis na vida. As escolas desempenham um papel fundamental para capacitar os jovens e dar-lhes os recursos essenciais que precisam para expressarem como se sentem e procurarem apoio sempre que necessário. O reconhecimento da necessidade de prevenção pelo sistema de ensino português, bem como a promoção do bem-estar mental dos jovens são fundamentais para criar impacto da forma mais sustentável possível.
Pelas palavras do CEO da Zurich em Portugal, António Bico, “o bem-estar mental é um tema que acarinhamos muito na Zurich junto dos nossos colaboradores e das comunidades onde fazemos voluntariado. Com este projeto, vamos chegar a mais de 42 mil portugueses, explicar-lhes como prevenir comportamentos de risco relacionados com o bem-estar mental e, assim, aumentar o seu bem-estar e qualidade de vida”.
“As intervenções com vista à promoção do bem-estar dos adolescentes são uma necessidade premente. É nesta fase do desenvolvimento que surgem muitos problemas de bem-estar mental ou se acentuam vulnerabilidades. Têm também vindo a ser identificados sinais de alerta quanto ao bem-estar mental dos professores, relacionados com stressores de diversa natureza. A associação da UpC3 a este projeto constitui uma oportunidade privilegiada, já que permitirá implementar uma intervenção psicológica inovadora e avaliar, de forma robusta, o seu impacto ao longo do tempo”, afirma Daniel Rijo, Membro do Conselho Executivo da Unidade de Psicologia Clínica Cognitivo – Comportamental (UPC³) da Universidade de Coimbra.
A Presidente da Direção da Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, Leonor Beleza, reforça:
Após um período de dois anos de pandemia, que criou e aprofundou dificuldades dos alunos e das famílias em todo o mundo – em especial os mais vulneráveis -, as questões do bem-estar mental passaram a ser uma prioridade de saúde pública, que tem motivado o lançamento de iniciativas por parte de governos e também da sociedade civil. A parceria que junta a Z Zurich Foundation, a Zurich Portugal, a Associação EPIS, a Universidade de Coimbra e já mais de 100 escolas públicas – num exemplo de cooperação intersetorial em Portugal – pretende promover o bem-estar mental em ambiente escolar ao longo dos próximos quatro anos letivos. O projeto que agora se inicia vai desenvolver ações de prevenção e de intervenção neste domínio, apoiando as escolas numa necessidade há muito manifestada e reforçando, deste modo, a missão da EPIS e dos seus parceiros na capacitação de jovens e famílias para o atingimento do seu máximo potencial individual, com pleno sentido e bem-estar.
Sabe mais aqui.