Revelados os 12 vencedores da 8ª Edição do Apps for Good
Os vencedores da 8ª Edição do Apps for Good foram conhecidos na Fundação Calouste Gulbenkian. Collect Oil, +Por Si e For Disability são alguns dos destaques desta edição.
O concurso que utiliza a tecnologia como forma de resolver problemas, premiou as aplicações criadas por alunos do 5º ao 12º ano, culminou com a entrega de prémios durante uma cerimónia na Fundação Calouste Gulbenkian. Ao todo estiveram envolvidos mais de 600 alunos e 180 soluções tecnológicas em competição nacional.
Já a +PorSi, uma ideia da Escola Secundária de Sacavém, trata-se de uma solução para facilitar a comunicação entre cidadãos e Junta de Freguesia de Sacavém, para reportar problemas, pedir apoios, publicar objetos para doação e inscrição em voluntariado, alcançou o 1º Prémio do Ensino Secundário.
Da reciclagem ao apoio a pessoas com deficiência, os outros vencedores têm destaque, sobretudo as s soluções que promovem uma maior participação das raparigas na área das tecnologias e que teve como vencedora a Jovem aluna, Carolina Vale, com a solução For Disability, destinada a ajudar pessoas com deficiência, dicas e sugestões para casos de emergência, apoio médico e alimentação da Escola Secundária de Molelos, em Tondela. Da Escola Secundária D. Maria II (Braga), nasceu a Young Digital Women da Synopsys para Francisca Rodrigues com a solução LP&G – para tornar a Língua Portuguesa e a Língua Gestual Portuguesa mais interativa e lúdica.
Numa parceria com a Upcoming Energies (a plataforma de open innovation da Galp), o Apps for Good lançou, para esta edição, um curso piloto “Climate Action and Wellbeing” com 6 escolas, 16 professores e 206 alunos que incluiu formação a professores sobre transição energética que premiou a solução EcoBox da Escola Secundária de Vila Verde com o Prémio Climate&Energy.
A Diretora Global de Inovação da Galp, Ana Casaca, revelou:
A nossa participação tem como objetivo valorizar e alavancar comportamentos e atitudes mais sustentáveis na geração mais jovem, que protejam o nosso planeta com a inovação tecnológica.
O Diretor-Executivo do CDI Portugal, João Baracho, diz que:
Esta oitava edição permitiu observar a grande evolução dos alunos e professores através da qualidade e forma de apresentação das soluções e a crescente responsabilização de todos pela sustentabilidade do planeta. A presença de membros do governo, de inúmeras empresas parceiras e de instituições como a UNESCO neste evento é uma prova de que estamos no caminho certo para a Educação do Futuro.
Os prémios foram entregues pelos parceiros do programa como a Galp, a Direção-Geral da Educação, Galp, Synopsys, SRS Advogados, REN, Microsoft, .PT, BNP Paribas, entre outros.
Vê aqui os 12 vencedores da 8ª Edição do Apps For Good.