Dia da Educação Tecnológica: Ensinar as Gerações Mais Jovens sobre Cibersegurança
Se por um lado a tecnologia tem vindo a abraçar os vários setores da sociedade, por outro o risco de ciberataque aumenta. A Educação no âmbito da tecnologia tem sido emergente sobretudo no que se refere às ameaças cibernéticas, independentemente da idade.
Já que a tecnologia e as plataformas digitais estão tão presentes na vida dos jovens, quer fora, quer dentro das salas de aulas, os especialistas em cibersegurança da Check Point Software partilham os principais conselhos sobre competências de cibersegurança com os jovens, no âmbito do Dia da Educação Tecnológica.
Assim, a Check Point Software explica as competências de cibersegurança que cada estudante deve ter, dependendo da sua faixa etária. Focando no Ensino Secundário, o estudante precisa de aprender as ameaças e perigos mais comuns de cibersegurança na Internet, tais como phishing e como identificar um e-mail ou texto suspeito, roubo de conta, malware, ransomware e respetivos sinais. Depois disto, é também possível introduzir e aprofundar o conhecimento de conceitos básicos tais como bugs, vulnerabilidades, explorações ou falhas humanas, bem como engenharia social sofisticada – o que é, como funciona e como os cibercriminosos o utilizam.
“A educação em cibersegurança está-se a tornar cada vez mais importante, uma vez que não só será útil para as pessoas que trabalham no setor, como será crucial para o dia-a-dia de todos. Tudo se está a tornar cada vez mais digitalizado e qualquer Ação que tomemos comportará perigos tanto no nosso trabalho como na nossa vida privada”, explica Rui Duro Country Manager na Check Point Software, e conclui:
As crianças e os jovens de hoje são nativas da tecnologia, por isso vamos dar-lhes as ferramentas para se sentirem seguras num ambiente, em rápida mudança, onde passam a maior parte do seu dia.