Close-up une o cinema e a família na Casa das Artes de Famalicão
O Close-up vai regressar à Casa das Artes de Famalicão durante a semana de 15 a 22 de outubro, com uma programação totalmente dedicada à família e à criação artística do passado e do futuro do Observatório de Cinema.
Esta iniciativa conta com um tributo à obra integral de Catarina Mourão: 25 anos de curtas e longas e três filmes-concertos ao vivo, onde a música bate ao ritmo das imagens em movimento da sétima arte. O conceito familiar baliza estes momentos, destacando-se a rodagem de vários filmes internacionais, comentados ao vivo.
As propostas de ficção, animação, documentários e oficinas têm uma vertente dedicada à comunidade escolar que volta a ser um dos principais focos da organização, como se tem verificado ao longo das restantes edições.
O café Kiarostami vai receber vários livros e músicas dedicadas ao cinema, bem como sessões dedicadas a toda a família.
O Close-up apresenta o primeiro filme-concerto da iniciativa: Melodia do Mundo, de Walter Ruttmann, no dia 15 de outubro, pelas 21h45. Esta obra cinematográfica traduz o estado do mundo no final dos anos 20, apresenta as atividades humanas representativas de diferentes culturas e exibe as semelhanças e as diferenças no quotidiano do trabalho, religião, costumes, arte e entretenimento.
Os Glockenwise são uma banda de rock despretensioso e vai subir ao palco da Casa das Artes. Este é considerado um dos projetos mais interessantes da música portuguesa, desenvolvido por Nuno Rodrigues, Rafael Ferreira e Rui Fiúsa, cujos temas abordam qualquer assunto, desde os gestos mais rotineiros até aos temas mais profundos.