Companhia de Teatro de Sintra apresenta, pela primeira vez na Europa, um texto de Chantal Bilodeau
A Companhia de Teatro de Sintra – Chão de Oliva convida para a refletir sobre atuais impactos sociais e ambientais através da estreia, no dia 29 de setembro, do espetáculo Harveys, Nunca Mais!
Esta será a estreia absoluta na Europa da peça da premiada dramaturga canadiana Chantal Bilodeau, em cena de 29 setembro a 16 de outubro, conta com a encenação de Susana C. Gaspar e com interpretação de Yolanda Santos em contracena com uma assistente virtual. As sessões acontecem na Casa de Teatro de Sintra, de quinta a sábado pelas 21h30 e aos domingos pelas 16h00.
Uma viagem de Nova Iorque até ao Alasca, despoletada pela violência doméstica que a protagonista sofreu por parte do seu marido, faz uma analogia entre a migração das baleias e o seu
próprio percurso. Ao passo que, em confronto com um mundo em constante mudança e com vários opressores “Harveys”, a chegada ao destino da viagem, leva-a a reencontrar a esperança.
“No More Harveys” está integrado no atual ciclo da autora, “The Artic Cycle”, composto por oito peças que traduzem os principais e atuais impactos sociais e ambientais no Ártico.
Pelas palavras da encenadora do espetáculo, Susana C. Gaspar:
Interessa-nos trazer para palco temas atuais da sociedade, que nos desafiam enquanto indivíduos e cidadãos e que nos fazem querer melhorar o panorama em que se encontra o mundo em que vivemos. Nesta peça não há vítimas, mas sim sobreviventes. Para nós é muito importante encontrar essa leveza, no meio das derrotas e de Harveys, conseguir rir, comover e contagiar com alguma esperança.
Num espetáculo em que o público conhece e descobre a protagonista, como se fossem amigos de longa data, faz sentido uma maior proximidade. No dia 2 de outubro, após o espetáculo, haverá uma conversa com o público, na qual participarão Susana C. Gaspar, Pedro A. Neto, diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal e Julia Bentz, coordenadora do projeto ART FOR ADAPTATION e investigadora de temas relacionados com a interação entre sistemas sociais e ecológicos.
Compra aqui o teu bilhete ou diretamente na bilheteira da Casa de Teatro de Sintra, com um custo de 7,50€, existindo preços especiais para grupos e jovens.