Ciclo Saramago na Casa do Cinema de Coimbra
Em Coimbra, na Casa do Cinema, celebra-se o centenário de José Saramago com o Ciclo Saramago, composto por cinco sessões comentadas, numa colaboração com o Partido Comunista Português e a Fundação José Saramago.
A obra do Nobel da literatura português será divulgada e debatida através de quatro adaptações de textos literários do escritor e um documentário.
Este escritor, considerado um dos mais destacados intelectuais comprometidos do Portugal democrático, pós-25 de Abril de 1974, mostrou-se muito ligado à sétima arte, através “do seu olhar sensível, penetrante, inquieto, crítico, profundamente humano, atento aos explorados e injustiçados da terra, sobre a história e o estado do mundo”, pelas palavras da Organização.
O programa , abre sábado, dia 24 de setembro, pelas 18h00, com O Homem Duplicado, de Denis Villeneuve (2013, 95’). De seguida, uma conversa pós-filme de Sérgio Dias Branco com Inês Seabra (Faculdade de Letras UP).
No dia 1 de outubro, assiste a Embargo, de António Ferreira (2010, 93′), e logo após à conversa do realizador com Sérgio Dias Branco.
A Jangada de Pedra, de George Sluizer (2002, 117’), vai ser apresentado no dia 8 de setembro com comentário pós-filme de Sérgio Dias Branco.
Para o sábado, 15 de outubro, está previsto duas sessões, a primeira às 15h00, com A Maior Flor do Mundo, de Juan Pablo Etcheverry (2007, 10’, incluído na Matiné Infantil Mensal) e comentário pós-filme de Sérgio Dias Branco.
Pelas 18h00, assiste ao José e Pilar, de Miguel Gonçalves Mendes (2010, 125’), seguido de uma conversa pós-filme entre Sérgio Dias Branco e Sérgio Machado Letria (Diretor Fundação José Saramago).