YEVE – Jovens Voluntários para a Europa 2022/2023
A primeira sessão do projeto YEVE juntou seis jovens num bootcamp onde tiveram a oportunidade de participar numa conversa com o Sr. Presidente da Câmara de Alandroal e com Henrique Sim-Sim, coordenador da área social e de desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida.
Os jovens foram recebidos no Alandroal Guest House, onde tiveram a oportunidade de participar numa conversa com o Sr. Presidente da Câmara de Alandroal e com Henrique Sim-Sim, coordenador da área social e de desenvolvimento da Fundação Eugénio de Almeida. Para além disso, contactaram com Alexandra Correia do Centro Europe Direct da ADRAL, com Marcos Nogueira representante regional do Alentejo em Bruxelas e Pedro Valente da Silva do Gabinete de Ligação do PE em Portugal com o Parlamento Europeu.
Os jovens participaram num teambuilding e subscreveram a plataforma together.eu.
“Este tipo de projetos dá aos jovens uma oportunidade de conhecerem e valorizarem a União Europeia, sentindo-se parte e conhecendo os seus direitos nesta estrutura, mas também de projetarem um novo futuro para si e para a sua comunidade local e a nível europeu, difundindo a EU”, revelou Henrique Sim-Sim.
O objetivo deste programa passa por apoiar os jovens, dirigindo-se sobretudo aqueles que não têm tantas oportunidades e que vêm de meios desfavorecidos e diversificados. O YEVE pretende fornecer-lhes conhecimentos e competências relevantes a fim de se tornarem cidadãos ativos e empenhados e de se tornarem atores da mudança.
As sessões de formação do YEVE destinam-se, especificamente, a um grupo de 42 jovens (entre os 16 e os 30 anos) provenientes de 7 estados-membros diferentes: Bulgária, Croácia, França, Itália, Portugal, Roménia e Espanha. De cada Estado membro apresentam-se seis jovens. Estas sessões ensinar-lhes-ão como funcionam as instituições e a elaboração de políticas da UE e como podem envolver-se com ela e moldar o futuro da União.
As sessões, online e presencial, serão realizadas nos respetivos grupos nacionais e outras num grupo internacional onde todos os 42 jovens estão juntos.
A ideia é que quando o programa terminar, os jovens dêem continuidade a este trabalho, através das redes sociais, dirigindo-se a mais jovens para que os mesmos se envolvam com as instituições da UE, por exemplo, votando nas eleições para o PE, já em 2024.