Saramago homenageado na Polónia com espectáculo onde público também tem voz
José Saramago será homenageado no Centro Cultural Chatka Żaka, na Polónia, no dia 5 de outubro, onde a música e as palavras são os protagonistas que procuram dar a conhecer a obra do escritor português.
Segundo a organização, o que se pretende é redescobrir a obra do Prémio Nobel “de uma forma inusitada, nomeadamente com a criação de novos diálogos”. Diferentes personagens, diferentes histórias, diferentes vozes criam diálogo improváveis que vão colocar à prova os leitores de Saramago e suscitar o interesse daqueles que estão em contacto, pela primeira vez, com o mesmo.
O espetáculo é abordado em diferentes versões, uma para o público em geral e outra adaptada para os estudantes que participam na própria atividade patrocinada pela Fundação José Saramago e pelo Instituto Camões.
Os alunos vão ter a oportunidade de participar num ensaio aberto de modo a observar e participar no processo criativo. A apresentação inclui a poesia e a obra “Viagem a Portugal”, incluíndo alguns momentos bilingue.
Ao longo de mais de 20 anos de trabalho em conjunto, a
Associação de Ideias e a rede Camões, têm realizado um
conjunto de atividades que, para além de se destinar
para os estudantes e comunidade em geral,
procuram promover a literatura e, neste caso,
homenagear o Nobel da literatura português, na República da Polónia.
A Associação nasceu a partir do
podcast Dias Úteis onde todos os dias desde março de 2021, realiza-se a
leitura de um poema seja pelo próprio autor, um profissional de leitura ou até mesmo por um leitor anónimo.
Muitos alunos já participaram neste projeto, ao longo dos mais de 400 episódios.
No espetáculo de conceção de Ana Cristina Pereira e organizado organizado pela Cátedra Lindley Cintra da Universidade Marie Curie-Skłodowska, estarão em palco o pianista Marco Figueiredo com as vozes de José Carlos Tinoco e Filipe Lopes. O Professor Carlos Reis, Professor Catedrático de Literatura Portuguesa e Comissário da Fundação Saramago, vai dar início ao evento, numa espécie de sessão de abertura.
Saramago homenageado na Polónia com espectáculo onde público também tem voz
Visualizações 67