Sociedade Portuguesa de Oftalmologia deixa conselhos para o regresso às aulas
Neste regresso às aulas cuida da tua saúde com alguns conselhos da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia para que o teu rendimento escolar e aprendizagem não sejam prejudicados.
Os problemas de visão estão, muitas vezes, no génese das dificuldades de aprendizagem nas mais diversas idades. Neste caso, a observação em consulta por um médico oftalmologista, é essencial.
A médica oftalmologista e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), Ana Vide Escada, recomenda que “nomeadamente para as crianças e jovens que integram o sistema de ensino pela primeira vez esta é uma boa altura para uma avaliação geral da saúde, que inclua uma visita ao oftalmologista – já que um défice visual pode ser impeditivo de uma boa relação com a própria escola”.
A miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo são os erros refrativos mais comuns nas crianças e jovens, bem como os estrabismos e a ambliopia. O rendimento escolar pode sair prejudicado quando a criança ou jovem sobre de alguma destas patologias, provocando apatia ou desinteresse durante as aulas, tal como causar comportamentos agitados e falta de concentração
Numa fase muito inicial, importa que os adultos estejam atentos a sinais indiretos como:
- Aproximação do ecrã da televisão e outros aparelhos eletrónicos;
- Má postura e dificuldade na realização de tarefas escolares ou lúdicas, como desenhar;
- Semicerrar os olhos para focar objetos/imagens;
- Saltar frases durante a leitura;
- Dizer que não gosta de ir à escola ou apresentar dificuldades na própria aprendizagem.
A especialista acrescenta:
É desejável mesmo na ausência de qualquer queixa, que seja agendada consulta com um médico oftalmologista por altura do início do ano escolar, de forma a evitar estas situações. Mesmo em crianças e jovens que tiveram observações dentro da normalidade no passado, não devemos esquecer que neste grupo etário o próprio crescimento e alguns fatores comportamentais, como esforços muito prolongados de focagem para perto, podem introduzir mudanças profundas na saúde ocular e visual.
No caso de já usarem óculos, o regresso às aulas “é também uma boa altura para uma reavaliação por parte do oftalmologista”.
A médica recomenda que as crianças ou jovens que estejam em contacto com dispositivos informáticos, estas atividades devem ser equilibradas com uma vida ativa ao ar livre.
Na hora do estudo, importa que estejas atento a estas recomendações para contribuires para a saúde visual e ocular:
- Escolhe uma boa iluminação;
- A cadeira e a secretária devem ser adequadas para as tarefas de leitura, de modo a evitar posições erradas (como ler deitado de barriga para baixo);
- A distância de leitura deve ser superior a 25 cm;
- Faz pausas periódicas;
- Posiciona os monitores do computador e da televisão de modo a evitar reflexos indesejáveis;
- No computador, os olhos estejam a um nível superior (15 a 20⁰).