16.ª Mostra Nacional de Ciência: Bioeconomia e Ciências do Ambiente brilham em iniciativa com mais de uma centena de alunos
O Centro de Congresso da Alfândega, no Porto, vai ser palco da 16ª Mostra Nacional de Ciência, entre os dias 8, 9 e 10 de setembro, onde mais de uma centena de alunos vão poder estar em contacto com a Bioeconomia e Ciências do Ambiente.
Esta é uma iniciativa da Fundação da Juventude e da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, com o apoio da Câmara Municipal do Porto. Destinada a alunos do secundário, do ensino profissional e até a frequentar o 1º ano do ensino superior, o Concurso Nacional de Jovens Cientistas dá a oportunidade a estes jovens de mostrarem o seu talento ligado à ciência, afinando a rede entre jovens nacionais e internacionais.
Os projetos em exposição nesta Mostra foram desenvolvidos por jovens cientistas e investigadores que, orientados pelos seus professores, resultam do 30º Concurso Nacional para Jovens Cientistas. Aos que saírem vencedores, serão premiados a nível nacional e designados para participar em certames europeus e mundiais de ciência.
O programa da 16ª Mostra Nacional de Ciência vai oferecer várias talks e apresentações, sobretudo a do livro “Qual é o nosso lugar no Universo”, de David Sobral, que vai acontecer no último dia de evento.
A professora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e líder do grupo Epithelial Interactions in Cancer” do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, Raquel Seruca, será homenageada nesta iniciativa numa sessão agendade para as 15h00, no dia 10 de setembro. Esta que, anteriormente, presidia o júri deste concurso.
A Cerimónia de Abertura vai decorrer entre as 15h00 e as 16h00 e vai contar com a presença de Francisco Maria Balsemão, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude e a Presidente da Ciência Viva, Rosalia Vargas.