Ópera, Circo e muito Brasil. Mais de 50 espetáculos na rentrée do Coliseu Porto Ageas
Os próximos quatro meses do Coliseu Porto Ageas vão oferecer uma programação completa e intensa para fazer face aos últimos dois anos de pandemia que criou um clima de incerteza que engoliu a cultura e a arte.
A programação apresentada celebra os bicentenário da independência brasileira através de uma grande produção de ópera, “Tosca”, em três atos de Giacomo Puccini, com direção do maestro José Ferreira Lobo e encenação de Alfonso de Filippis e uma nova história contada no Circo de Natal, inspirado na fábula inacabada “Os Gigantes da Montanha”, de Luigi Pirandello, publicada há 85 anos.
No dia 7 de setembro, dia em que se celebra os 200 anos da independência do Brasil, dá-se a abertura do MPB – Movimento Porto Brasil, criada pelo Coliseu, pelas 19h00, com um momento de cocktail e a inauguração da exposição “Contracapa”, de Júlio Dolbeth, com 20 ilustrações de capas de discos icónicos da história da música brasileira, de artistas como Caetano Veloso, Elis Regina, Elza Soares, João Gilberto, Maria Bethânia ou Os Mutantes. Esta exposição está patente até 15 de novembro. No âmbito do MPB, decorrem, de 7 de setembro a 22 de novembro, várias iniciativas que exploram a enorme diversidade e riqueza da cultura brasileira.
Até ao último mês do ano, a reentrée cultural do Coliseu Porto Ageas vai apresentar cerca de 50 espetáculos, desde concertos ao vivo, como o dos 60 anos de carreira de Paulo de Carvalho, bailados, filmes, ópera, humor, teatro e pelo menos 40 sessões de Circo.
A primeira Residência Artística Lounge Ageas lançada pelo Coliseu para a área das artes visuais, com o apoio do programa InResidence, promovido pela Ágora – Cultura e Desporto do Porto, vai ter lugar na sala Lounge Ageas, com o artista Gustavo Silvamaral, entre 22 de setembro e 22 de novembro.
O Porto/Post/Doc, em parceria com o Coliseu, vai apresentar, quinzenalmente, documentários relacionados com a cultura brasileira, integrado na programação MPB na Mostra de Cinema Documental Brasileiro.
É já no dia 25 de setembro que regressam os Concertos Promenade 2.0, para as famílias e volta a integrar o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP), o Family Film Project e o Porto/Post/Doc.
Até dezembro estão anunciados concertos de nomes como Macy Gray, Simone, Moonspell, Filipe Raposo, Regula e, ainda, o regresso de Rui Veloso.
Sabe mais aqui.
Ópera, Circo e muito Brasil. Mais de 50 espetáculos na rentrée do Coliseu Porto Ageas