Muscarium: Festival em Sintra garante espetáculos de teatro, música e dança
A vila de Sintra é palco do Festival Muscarium – Festival de Artes Performativas que arrancou esta segunda-feira, dia 29 de agosto, com espetáculos de teatro, dança e música, espalhados pelo município.
O Festival recebeu o Selo de Qualidade Europeu para Festivais Notáveis e traduzindo-se como um espaço de pesquisa, investigação e experimentação artística, através de residências artísticas, proporciona o diálogo entre artistas, coletivos e o respetivo público. Criado em 2015, Sintra vai receber a 8ª edição deste evento que decorre ao longo de quatro semanas, até 25 de setembro.
Para esta edição de 2022, o festival apresenta uma programação com 4 artistas convidadas que vão criar as suas peças em diferentes espaços do concelho de Sintra, com sessões abertas ao público.
Entre as noves peças que serão apresentadas, aparecem vários temas e vão ser apresentados em três espaços distintos: no AMAS – Auditório Municipal António Silva, em Agualva-Cacém, no Teatroesfera, em Queluz, e na Casa da Marioneta, em Agualva-Cacém.
A figura da mulher aparece, na criação teatral de Mariana Fonseca, NÃO VAIS ENTRAR? onde fala sobre prostituição e convida à reflexão sobre corpos-máquina; abrigos-mãe; condições, direitos e valores femininos. Este espetáculo vai estar em criação entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro e o ensaio aberto decorrerá no dia 3 de setembro, sábado, pelas 21h00.
Entre os dias 5 a 8 de setembro, a Companhia João Garcia Miguel vai estar a criar, em Sintra, o NUMA MANHÃ DE NEVOEIRO que relata o Quinto Império de uma alma portuguesa e cujo o epicentro é Portugal. O ensaio vai ser realizado no dia 9 de setembro, pelas 21h00.
Entre muitos outros como: PELO PRAZER DE NÃO ESTARMOS SÓS (Universo Paralelo); ARCO-DA-VELHA (Sílvia Barbosa); SINTO MUITO (Joana Couto); O GATO MALHADO E A ANDORINHA SINHÁ (Teatro do Noroeste); É COMO DANÇAR POR CIMA DE MANTEIGA (Camilla Morello); ENTRE-LUGAR (Manuel de Oliveira (em trio); ODEIO A MINHA IRMÃ (teatromosca).