Editora Leya: Diplomacia de Salazar na guerra colonial, Churchill e os líderes europeus do século XX nas novidades de setembro
O mês dos recomeços, setembro, e o Grupo Leya trazem-te várias sugestões de leitura:
Orgulhosamente Sós, A Diplomacia da Guerra 1962-1974, de Bernardo Futscher Pereira (Dom Quixote) é uma das novidades editoriais e trata-se do último volume da trilogia que o atual embaixador em Marrocos dedica à História Diplomática do Estado Novo incide agora no período da guerra colonial.
O Psicopatas Portugueses, Livro Segundo, de Joana Amaral Dias (Oficina do Livro) traz-te mais de 13 casos de Morte, Perversão e Horror que Joana Amaral Dias, psicóloga clínica e criminologista, reuniu. Este já é.o segundo volume que viaja pelo crime da praia do Osso da Baleia, o massacre de Vila Fria, o assassinato de Carlos Castro ou, mais recentemente, crimes cometidos por jovens mulheres como a matricída Diana Fialho, a sinistra dupla Maria Malveira e Mariana Fonseca, até às irmãs que mataram um recém-nascido à facada.
O Esplendor e a Infâmia – Uma Saga sobre Churchill, Família e Resistência, durante o Blitz (Dom Quixote) revela o período mais sangrento dos ataques alemães à Grã-Bretanha e analisa de que forma Churchiil tentou preservar a moral do seu povo, bem como a entrada na guerra.
O Personalidade e Poder – Construtores e Demolidores da Europa Moderna, de Ian Kershaw (Dom Quixote), refere-se a personalidades como Lenine, Estaline, Hitler, Mussolini, mas também Tito e Franco, que são analisadas no que se refere ao poder irrestrito e mortífero do qual foram detentores, bem como os tempos em que isso ocorreu. Em oposição, Kershaw também analisou personalidades como Churchill, De Gaulle, Adenauer, Gorbatchev, Thatcher e Kohl e de forma estes perfis tão diferentes conseguiram chegar ao poder.
Editora Leya: Diplomacia de Salazar na guerra colonial, Churchill e os líderes europeus do século XX nas novidades de setembro