Município de Odivelas investe 8 milhões de euros no novo ano letivo 2022/2023
Para o ano letivo 2022/2023, a Câmara de Odivelas anunciou que vai fazer um investimento de cerca de 8 milhões de euros, com o objetivo de apoiar as famílias e proporcionar tudo o que seja necessário para responder às urgências da comunidade escolar.
Durante o novo ano, a Autarquia vai manter a atribuição gratuita das fichas escolares até ao 2º ciclo do ensino básico e a oferta de kits a todos os alunos dos Jardins de Infância e do 1º ciclo, sendo um dos poucos municípios do país a fazê-lo.
O almoço a todos os alunos do 2º e 3º ciclo do município e do ensino secundário está garantido e vai continuar a fornecer as três refeições diárias às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo, o que representa um investimento de 5,7 milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, reforçou o compromisso de “continuar a apoiar as famílias, no atual contexto de forte incerteza e complexidade que vivemos”.
“A Educação continua a ser um dos principais pilares do desenvolvimento do município de Odivelas, pelo que continuamos a trabalhar para promover a inclusão e um ambiente escolar de tranquilidade junto na comunidade educativa”, aludindo de seguida ao facto de “neste primeiro ano de mandato, já investimos cerca de 14,5 milhões de euros na requalificação ou construção de novos equipamentos escolares”.
O “Plataforma Digital de Conteúdos Educativos”, um programa piloto, vai iniciar neste novo ano letivo que dará a 500 alunos do concelho a possibilidade de acesso e utilização de novos recursos digitais, aliviando as mochilas das crianças e potenciando o sucesso escolar destes alunos.
Durante as férias de verão, o concelho aproveitou para realizar a requalificação de várias escolas para continuar a proporcionar à comunidade escolar conforto e segurança, num investimento de 1.5 milhões de euros.