Escola Solidária garante refeições durante as férias de verão no Porto
A Câmara do Porto abriu as portas das escolas do Município para garantir refeições aos alunos que necessitem, disponibilizados entre o 12h30 e as 13h30.
Desde o final do ano letivo até ao dia 12 de agosto, a “Escola Solidária” serviu 19.927 almoços e 20.885 aos 1.028 alunos inscritos neste programa, de acordo com os números que a Autarquia contabilizou. Esta ação social escolar destina-se a todas as crianças dos jardins de infância e do 1.º Ciclo do ensino básico e assegura o acesso a uma refeição nutritiva e equilibrada que, normalmente, só têm durante o ano letivo.
Neste sentido, o programa municipal possibilita refeições ao preço praticado durante o último ano letivo, ou seja, “para os alunos de Escalão A, a refeição é gratuita; para os alunos do Escalão B a refeição é paga a 0,73 euros; para os alunos do Escalão C, o valor é de 1,46 euros”, explica a Câmara.
A “Escola Solidária” permite que os irmãos dos alunos que frequentam os jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo da rede pública da cidade, que tenham entre três e 10 anos, também podem usufruir deste serviço, com o objetivo de promover o bem-estar psicossocial das crianças e das suas famílias.
No início de todos os anos letivos, a alimentação nas escolas tem sido um tema que ocupa alguma importância, nomeadamente, nesta questão de fornecer e promover uma alimentação saudável a todos os alunos. As abordagens neste contexto e as respetivas refeições são cada vez mais abrangentes e diversificadas, com a presença de refeições vegetarianas e também de refeições que têm por base o padrão alimentar mediterrâneo.
O Programa Nacional de Promoção da Alimentação Saudável, da Direção-Geral de Saúde, sugere que as instituições escolares devem respeitar, diariamente, entre os alimentos a promover e os alimentos a limitar. Também revela uma lista de alimentos a não disponibilizar dentro dos recintos escolares.
O desperdício alimentar é uma problemática que se propõe e, para o evitar, os encarregados de educação devem efetuar uma inscrição prévia junto do respetivo Agrupamento de Escolas.