Coliseu celebra 200 anos da independência do Brasil com MPB
A programação entre setembro e novembro do Coliseu vai ter uma edição especial para celebrar os 200 anos da independência do Brasil, que se celebra no dia 7 de setembro, e serão marcadas pelo MPB – Movimento Porto Brasil que procura realçar a enorme diversidade e riqueza da cultura brasileira.
Entre os dias 7 e 15 de setembro, vai estar exposta a Exposição “Contracapa”, de Júlio Dolbeth, com 20 ilustrações de capas de discos icónicos que marcam a história da música brasileira.
No dia 20 de outubro vai realizar-se o Espetáculo de teatro musical “Gota d’Água {Preta}”, de Jé Oliveira, a partir da obra escrita por Chico Buarque e Paulo Pontes. A peça recebeu várias nomeações e distinções, incluindo o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte para Melhor Direção.
“É como se estivéssemos realizando a coerência que a peça sempre pediu e até hoje não foi realizada”, destaca Jé Oliveira.
A mostra de Cinema Documental Brasileiro e ciclo de mesas-redondas, entre o dia 15 de setembro e 15 de novembro. O Porto/Post/Doc, através do programa “Há Filmes Na Baixa!” em parceria com o Coliseu vai apresentar um conjunto de documentos relacionados com a cultura brasileira.
A Residência Artística Lounge Ageas com artista brasileiro Gustavo Silvamaral, vai realizar-se 15 de setembro e 15 de novembro. Em funcionamento na sala Lounge Ageas, trata-se da primeira residência artística lançada pelo Coliseu, onde as obras dos artistas serão valorizadas. Em parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e em colaboração com o Governo do Distrito Federal de Brasília destinou a sua primeira residência artística a artistas visuais residentes em Brasília. A open call decorreu em junho e recebeu 51 candidaturas.
Caetano Veloso, Elis Regina, Elza Soares, João Gilberto, Maria Bethânia, Os Mutantes e Chico Buarque são alguns dos artistas retratados nestas comemorações. Entre música, dança, artes plásticas, arquitetura e teatro de intervenção, a história da cultura brasileira que se encontra desde as favelas até aos palcos será, assim, celebrada.
Ao longo de 2022, o MPB vai realizar um conjunto de iniciativas para este feito, sobretudo a transmissão da série Rua das Pretas, os espetáculo de humor de Whindersson Nunes e de dança, com Samba de Guerrilha, inserido no Festival DDD, a ópera “Os Noivos” e concertos de nomes como Martinho da Vila, Alcione ou Dora Morelenbaum.