Formação em Cinema e Televisão começa em setembro
A Fundação Gulbenkian e a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto vão promover uma Formação em Cinema e Televisão, a partir de setembro, com profissionais e criadores.
O curso tem início a partir de 19 de setembro e vai decorrer durante 15 semanas em forma de residência artística, no Porto. O projeto final desta formação será uma curta-metragem ou episódio-piloto de uma série televisiva com transmissão prevista na RTP2.
Os oito escolhidos por um júri, de entre os mais de duzentos candidatos ao curso, são: Mário Jorge da Cunha Veloso, Clara Villaverde Cabral Jost, Ana Sofia Marques Vilela da Costa, Nuno Miguel Ochôa Pimentel Gonçalves, Ágata de Pinho Lopes, Luísa Albuquerque de Mello, Diego Bragà Portugal e Marta Sousa Ribeiro.
Atom Egoyan, Lucrecia Martel, Céline Sciamma, Marco Martins e João Canijo são alguns dos nomes fundamentais do cinema contemporâneo de ficção que compõem o corpo docente desta formação.
Para além disso, são vários os criativos de diversas áreas da produção de cinema que vão, igualmente, complementar o curso: Pedro Lopes, showrunner da série Glória, primeira produção Netflix portuguesa (escrita de argumento e showrunning), Rui Poças (direção de fotografia), Luís Urbano (produção), João Rui Guerra da Mata (Direção de Arte), Mariana Gaivão (montagem), Andreia Bertini (correção de cor), Graça Castanheira (realização e argumento), e ainda os programadores e gestores Nuno Artur Silva e Teresa Paixão.