Politécnico de Castelo Branco com 1049 vagas para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
Para o ano letivo de 2022/2023, o Instituto Politécnico de Castelo Branco tem disponíveis 1049 vagas para acesso às suas 27 licenciaturas, por via do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o que representa um aumento das vagas que se deve ao funcionamento de duas novas licenciaturas, que resultam da reformulação de cursos já existentes: Engenharia e Gestão Industrial e Informática e Multimédia.
Desse número, acrescem ainda 477 vagas para os mestrados e 400 vagas para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) que pode vir a ampliar devido à abertura de candidaturas para os novos CTeSP em Tecnologia Educativa Especial e Turismo e Hotelaria.
Pelas palavras do Presidente do IPCB, António Fernandes, o aumento e a própria distribuição de vagas é uma resposta ao número crescente de alunos da instituição, presentemente cerca de 4600 estudantes. Assim, para o ano letivo 2022/23, prevê-se uma ocupação plena do número máximo de admissões permitidas para os cursos da instituição, numa perspetiva de reforço da cooperação institucional e promoção de ligações ao tecido económico e social, tendo em consideração a situação do país. O Presidente destaca ainda o crescimentos dos níveis de internacionalização e de mobilidade do IPCB, uma vez que estão já matriculados mais de 210 estudantes internacionais.
O IPCB disponibiliza um Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, um serviço gratuito que fornece apoio a jovens da cidade e da região, bem como as suas famílias, na realização da candidatura ao CNAES, mas também a outras formações como os Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Mestrados e Pós-graduações.
O Gabinete está em funcionamento de segunda a sexta-feira, e podes contactar através do email acesso@ipcb.pt ou do telefone 272339600.