Começa hoje a primeira fase de candidaturas para o Ensino Superior com mais de 22 cursos de ciência e tecnologia
Hoje é o dia! A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior arranca hoje, dia 25 de julho que se estende a 8 de agosto, e apresenta um acréscimo de vagas, em relação ao ano passado.
Para 2022/2023, o concurso nacional abre 53.640 vagas, mais 1.398 do que no ano passado, e para os concursos locais, realizados diretamente nas instituições, destinam-se 721. No total são 54.361 vagas, o que representa um reforço de vagas com “um aumento de 2.6%”, segundos os dados divulgados pelo ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES)
Educação Básica é a área com mais destaque na lista de vagas a nível nacional para o Ensino Superior com mais 56 lugares nas licenciaturas, mais 7% em relação a 2021. A novidade está nos mais de 22 cursos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, que são apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O aumento das vagas para este ano letivo deve-se à abertura destes cursos que “representam 642 vagas, sendo 365 disponibilizadas em Lisboa e Porto e 217 no resto do país”, segundo o ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. De acordo com a mesma fonte, há “um reforço de 3.6% de vagas em ciclos de estudos que visam a formação em competências digitais” que apresenta um crescimento de 3.6% e focou-se também no aumento de vagas em medicina (1.534 vagas).
Se por esta altura ainda te sentes perdido, a Mais Educativa ajuda-te no processo com um Guia de Acesso ao Ensino Superior 2022 onde tens todas as informações de que precisas para escolher o melhor curso para ti e o que deves fazer para preparar a candidatura.
A 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior tem data marcada para hoje (dia 25 de julho) e decorre até ao dia 8 de agosto e deves candidatar-te diretamente através do website da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).