Teatromosca apresenta a programação do MUSCARIUM#8 e a importância de reinventar um festival
A 8ª edição do Festival MUSCARIUM vai a realizar-se entre 29 de agosto e 25 de setembro, onde os espetadores vão poder encontrar um espaço de pesquisa, investigação e experimentação artística.
Durante o festival, quatro jovens criadoras vão trabalhar nos seus projetos, durante uma semana, onde o público, artistas, críticos e jornalistas vão conhecer tudo o que acontece por trás de cada espetáculo.
O AMAS – Auditório Municipal António Silva, vai receber o “Não vais entrar?”, entre 20 de agosto e 2 de setembro, de Mariana Fonseca e o Lobby Teatro que de servem do teatro, da instalação e da arte para investigar sobre sexo e relações íntimas que, misturado com debates em torno dos direitos laborais e dos códigos culturais, dá ao espectador uma perspetiva de empoderamento / emancipação da mulher. No dia 3 de setembro, pelas 21h00, podes assistir a um ensaio aberto.
A disciplina de Educação Sexual vai ter lugar na Casa de Teatro de Sintra, entre 5 e 9 de setembro, onde Adriana Melo, do coletivo Universo Paralelo propõe um debate, entre jovens, a adultos e a especialistas da saúde física e mental sobre a gravidez precoce, as infeções sexualmente transmissíveis e a discussão sobre proporcionar prazer. A apresentação ao público tem data marcada no dia 10 setembro, às 21h00.
“Sinto muito” de Joana Couto e respetiva equipa artística, que estreou em 2021, vai subir novamente ao palco, desta vez no AMAS – Auditório Municipal António Silva, entre 12 e 15 de setembro, sendo a apresentação da nova versão do espetáculo no dia 16 de setembro, às 21h00.
O Teatroesfera abre portas para o último espetáculo. Camilla Morello vai apresentar o “É como dançar em cima de manteiga” terá estreia mundial no dia 23 de setembro, às 21h00. Entre os dias 19 e 22 de setembro vai estar também no mesmo espaço. Este espetáculo que detém a última residência do festival, é um momento de reflexão sobre o corpo, sobre quebrar barreiras e que dá voz a quem tantas vezes é silenciado e negligenciado.
Nesta edição do MUSCARIUM, as famílias estão convidadas para a apresentação de vários espetáculos infantojuvenis como o espetáculo “Arco-da-Velha”, de Sílvia Barbosa, no dia 11 de setembro, às 16h no Largo da República em Agualva-Cacém com entrada livre; o “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, do Teatro do Noroeste, no dia 18 de setembro, às 16h, no AMAS – Auditório Municipal António Silva. O encerramento do festival vai ficar marcado pela estreia da última criação do teatromosca, o “Odeio a minha irmã” vai estar na Casa da Marioneta, no dia 25 de setembro, às 16h.
Já podes comprar o teu bilhete para os ensaios abertos na Ticketline, Seetickets e locais habituais.