ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania
O projeto Educação para a Cidadania vai dinamizar um 1º Encontro com o objetivo de debater sobre a importância das Organizações e as Escolas estarem juntas na Educação para a Cidadania. O evento que decorre a 22 de julho reúne diretores de Escolas, professores, investigadores, responsáveis por organizações da sociedade civil e decisores políticos.
O projeto Educação para a Cidadania tem promovido a intervenção neste âmbito, a partir da relação entre Organizações Não Governamentais e escolas de três territórios distintos: Damaia (Amadora), Gondifelos (Vila Nova de Famalicão) e Porto Santo. Um projeto que é uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelos EEA Grants, e promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto. A implementação do projeto cabe à Fundação Gonçalo da Silveira (FGS), em consórcio como o Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional no Porto (CEDH-UCP).
O representante da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica no Porto, Filipe Martins, explicou que “este será o momento para partilhar e discutir o caminho feito por este projeto, com o objetivo de disseminar e inspirar práticas de Educação para a Cidadania em contexto escolar, e contribuir para as políticas públicas nesta área” e acrescentou que a Educação deve ter um olhar sobre a Cidadania como um processo contínuo de desenvolvimento e de avaliação de competências cidadãs que “precisa da relação com a comunidade para ter sentido”.
“É estratégico que a sociedade civil possa trabalhar com a escola e que, em conjunto, possam pensar como é que se trabalha a Educação para a Cidadania no contexto escolar”, explica Jorge Cardoso, da FGS.
Os objetivos principais incluem fomentar uma mudança sistémica na educação para a cidadania e reforçar o papel das organizações da sociedade civil nas políticas públicas e na promoção de uma sociedade mais tolerante e envolvida. O projeto também pretende criar uma métrica para avaliar o “nível de cidadania” dos/as estudantes, de forma a desenhar programas à medida para dar resposta às necessidades de cada grupo e medir o impacto das ações de Educação para a Cidadania. As ações também passam por promover as competências de cidadania nos/as estudantes das escolas envolvidas e, por sua vez, promover uma estreita cooperação entre ONG e escolas, beneficiando do seu conhecimento em diferentes áreas. Objetivos esses que são traçados através de atividades que estruturam o projeto e são elas: a avaliação de competências em Cidadania, educação para a cidadania nas escolas e um manual de boas práticas e disseminação.
O evento decorre no dia 22 de julho, entre as 9h15 e as 17h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, e o programa do encontro pode ser consultado aqui.