Liceu Camões recebe Festival Robalo Jazz Antena 2
A 5ª edição do Festival Robalo Jazz Antena 2 tem data marcada entre 18 a 22 de julho, das 18h00 às 19h30, com transmissões em direto na Antena 2 a partir do Auditório do Liceu Camões, em Lisboa.
O festival com entrada livre mantém a mesma linha dos festivais anteriores. A música reúne várias gerações e aproxima artistas de diferentes zonas, maioritariamente músicos portugueses, mas também músicos de outras nacionalidades. Alguns destes músicos estão interligados com a editora e associação Robalo e durante o evento vai decorrer a apresentação de três lançamentos de novos discos.
O novo grupo da Sara Serpa vai dar início ao festival, no dia 18 de julho, com uma música inspirada nas palavras do escritor nigeriano Emmanuel Iduma, acompanhado por músicos da cena nova-iorquina. Segue-se o grupo Oh Yes Pigs Can Fly liderado pelo guitarrista de Viseu, Leonardo Outeiro, que apresenta temas ais audazes e energéticos com músicos da nova geração. Já no dia 19 de julho, o guitarrista João Carreiro acompanhado por mais músicos ligados à associação Robalo que vão tocar a música do disco de estreia deste guitarrista. De seguida, Albert Cirera com música muito criativa do seu último disco.
A Robalo juntou-se com a associação Porta-Jazz tendo vindo a dar provas do potencial desta parceria. Exemplo disso, é o concerto que abre o terceiro dia de festival e que envolve músicos das duas associações e que exploram de forma meticulosa as próprias composições. A par disso, no dia 20 de julho, sobe ao palco o trio do guitarrista André Matos com a apresentação do seu novo álbum. Também o pianista João Grilo e o baterista Marcos Cavaleiro, músicos associados à Porta-Jazz irão mostrar música nova. De seguida, o jovem e intrépido saxofonista João Gato junta-se a outros músicos da sua geração para lançar o seu novo disco.
No último dia de festival, The Peace Of Wild Things vão navegar por canções e música improvisada e para fechar o grupo “all stars” VAGA liderado por Yedo Gibson vai trazer ainda mais música improvisada.