São Jorge recebe a 1.ª estreia na Fajã da Fragueira
Os Encontros Sonoros Atlânticos 2022 regressam no dia 19 de Julho, terça-feira, na Fajã da Fragueira, em São Jorge. O trio composto por José Pereira, Sérgio Sousa e Nuno Abreu vai subir ao palco na abertura desta 2ª edição.
Esta edição vai ser marcada por algumas estreias e vais ouvir uma formação de trio de cordas composta por alguns dos mais talentosos instrumentistas de cordas portugueses, que irá interpretar as raramente ouvidas Lições em Trio de Francisco de Lacerda, seguido pela estreia portuguesa de Zebra Crossing de Vasco Mendonça, e terminando com a belíssima Serenade de Dohnányi, um pilar do reportório para esta formação.
Os Encontros Sonoros Atlânticos 2022, que decorre entre 19 de julho e 17 de setembro, apresentam seis concertos nos Açores e Portugal Continental e um programa com uma estreia nacional e cinco mundiais que destacam a nova geração de criadores e intérpretes.
O evento que começa em São Jorge, atravessa para a Terceira, São Miguel e termina em Lisboa com uma programação do compositor Vasco Mendonça e promovido pela Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo.
Na ilha Terceira vai decorrer o LAVA BRASS QUINTET, composto por Paulo Borges, André Nunes, Edgar Marques, Miguel Moutinho e Antero Ávila, a 21 de Julho, e uma programação com duas estreias mundiais. No Jardim Duque da terceira, em Angra do Heroísmo, este concerto ao ar livre resulta de um convite ao maestro Antero Ávila, natural da Ilha Terceira, para um concerto à volta das Três Fanfarras de Francisco de Lacerda. Inclui também duas obras em estreia mundial, Piccola Suite de Sérgio Azevedo, e Continuum Variations do próprio Antero Ávila, bem com paginas inspiradas de musica para metais da Suite Americana de Enrique Crespo, terminado com excertos de West Side Story, de Leonard Bernstein.
A edição deste ano dos Encontros Sonoros Atlânticos é ainda palco para a estreia da obra vencedora da edição inaugural do Prémio de Composição Francisco de Lacerda, um dos maiores galardões para jovens compositores em Portugal, criado com o objectivo de estimular a criação nacional. O anúncio da composição vencedora é feito a 29 de Julho e a obra estreada a 17 de Setembro, no concerto de encerramento do ciclo de 2022.