Startup dedicada à saúde mental é a grande vencedora do Prémio Legal Up 2022
O Prémio Legal Up 2022, realizado pela Abreu Advogados e pelo IES-Social Business School, foi entregue à Nevaro Tech, startup responsável pelo desenvolvimento de apps e diversas ferramentas que ajudam no tratamento e gestão da saúde mental.
Parceiros e principais intervenientes da área da sustentabilidade reuniram-se numa tarde dedicada à saúde mental. A cerimónia contou com a apresentação de projetos a concurso de três finalistas cujo o vencedor recebeu uma bolsa de 50 horas de assessoria jurídica e a um workshop de inovação social, ministrado pela IES-SBS.
O projeto vencedor consiste numa startup portuguesa, criada em 2018, com o objetivo principal de promover a saúde mental através de diferentes aplicações que envolvem tecnologia e ferramentas preventivas. Atuam junto de diferentes públicos, com destaque para pessoas de risco ou situações de vulnerabilidade, tais como colaboradores de empresas com altos níveis de burnout. A Nevaro Tech tem como missão contribuir para a gestão e terapêutica da saúde mental acessível a todos e de maior qualidade, atuando não só ao nível da saúde, como também ao nível da desigualdade.
As fundadoras da Nevaro Tech, Rita Maçorano e Francisca Canais, partilharam:
Estamos muito felizes com esta distinção e acreditamos que este é mais um passo para a promoção das nossas iniciativas. Quando sonhámos a criação deste projeto estávamos longe de imaginar todo o potencial que as nossas ferramentas poderiam ter em tantas pessoas. Este prémio é mais uma rampa de lançamento que nos vai permitir fortalecer a nossa startup e assegurar que mais pessoas e organizações possam usufruir das nossas soluções.
“A Saúde Mental é o tema do nosso programa global de Sustentabilidade para 2021/2022. Nesse âmbito, temos vindo a promover um conjunto de iniciativas e debates de sensibilização para uma problemática que a pandemia veio agravar. O Prémio Legal Up 2022 | Saúde Mental foi criado para promover e apoiar projetos inovadores, que estejam a ser desenvolvidos na área da Saúde Mental em Portugal. Recebemos vários projetos inovadores de grande qualidade, o que, obviamente, dificultou a nossa escolha do vencedor. A Nevaro Tech destacou-se pela capacidade ímpar das suas fundadoras de aplicar a inovação tecnológica a problemas atuais da sociedade e, em especial, das organizações”, explica Pedro Pais de Almeida, Sócio da Abreu Advogados, um dos membros do júri e coordenador da Comissão de Sustentabilidade da sociedade.
Para o Diretor Executivo do IES-SBS, Carlos Azevedo, “o tema da saúde mental é inevitável e foi com grande satisfação que o IES se uniu à Abreu Advogados, nossa parceria em diferentes iniciativas, para tornar possível a aplicação na sociedade de projetos de verdadeiro impacto. Entre os vários projetos que fomos conhecendo a Nevaro Tech apresentava elevada consistência, aplicando soluções tecnológicas e uma equipa de gestão com muito à vontade neste tema e um espírito empreendedor singular. Estou com elevada expetativa sobre os próximos passos desta startup que vamos querer acompanhar de perto”.
O júri foi composto por Alexandra Courela e Pedro Pais de Almeida, Sócios da Abreu Advogados; Carlos Azevedo, Diretor Executivo do IES-SBS; e Henrique Prata Ribeiro, Médico Psiquiatra e um dos responsáveis pelo estudo do Hospital Júlio de Matos sobre Saúde Mental em tempos de coronavírus.
Startup dedicada à saúde mental é a grande vencedora do Prémio Legal Up 2022