O Aquila Capital Transformation Award apoia a investigação para a resolução da crise climática através da inovação
Até 31 de Outubro de 2022, cientistas e investigadores podem candidatar-se ao Aquila Capital Transformation Award cujo prémio é de €20.000. O tema desta terceira edição é “Solucionar a Crise Climática através da Inovação” e visa reconhecer investigações académicas que contribuam para encontrar soluções que mitiguem as alterações climáticas.
Este prémio foi anunciado pela Aquila Capital, uma empresa de investimento e desenvolvimento especializada na geração e gestão de ativos essenciais em nome dos seus clientes. Através do investimento em energias limpas e infraestruturas sustentáveis, a Aquila Capital contribui para a transição energética global e reforça a rede das infraestruturas a nível mundial.
O Prémio Aquila Capital Transformation Award tem como objetivo obter e apoiar investigações inovadoras e centradas em soluções aplicáveis não convencionais para combater as alterações climáticas, fornecendo apoio financeiro à investigação e colaborando na fase de implementação prática das soluções.
Roman Rosslenbroich, Co-fundador e CEO da Aquila Capital, comenta:
As alterações climáticas são um enorme desafio para a humanidade. Existe uma necessidade urgente de novas formas de pensar. A inovação tecnológica pode ajudar-nos a encontrar soluções que sirvam o bem comum e ofereçam oportunidades interessantes às empresas empenhadas na descarbonização da economia. Para preparar este caminho, é necessária uma maior cooperação entre a ciência, a academia e as empresas. O Prémio Aquila Capital Transformation Award é, assim, uma forma de contribuirmos ativamente para esta causa.
Este evento convida investigadores de todas as partes do mundo que trabalhem diretamente com o tópico da sustentabilidade, bem como as alterações climáticas e a transição energética.
O júri será constituído pelo Professor Hans-Joachim Schellnhuber, Diretor Emérito do Instituto Potsdam para a Investigação do Impacto Climático; pelo Professor Eicke R. Weber, antigo Diretor do Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE; e pelo Professor Yukari Takamura do University of Tokyo Institute for Future Initiatives. Para além desta constituição, será complementado por dois profissionais académicos com fortes credenciais na área da transição energética. O júri vai determinar os vencedores num processo de seleção, composto por várias fases, e será anunciado no final do ano.