Torreshopping recebe ciclos de cinema dedicados aos 100 anos de Saramago
No ano de 2022, celebrasse o centésimo aniversário do Prémio Nobel português, José Saramago e o Torreshopping tem preparado um programa de atividades para a divulgação da obra do autor. Nos domingos 10, 24 e 31 de julho, pelas 10h30, és convidado a ver/rever algumas obras do autor, adaptadas para filme, de forma a melhor conhecer e entender o espólio de José Saramago, no Centro Comercial.
A Diretora do Torreshopping, Joaquina Romão, explica que “o dia 16 de novembro de 2022 assinala o centenário do autor português nascido no concelho da Golegã, junto a Torres Novas. Em articulação com outras entidades, como a Fundação José Saramago, o Torreshopping tem vindo a celebrar esta efeméride, celebrando o autor, não só enquanto cidadão, mas enquanto criador de um espólio que engrandece a história cultural e literária do nosso País”.
Assim, no dia 10 julho, com o clássico “O ano da Morte de Ricardo Reis”, editado em 1984 e adaptado ao cinema por João Botelho, em 2020. No dia 24 de julho, toma lugar o “Homem em Duplicado”, um dos primeiros filmes de José Saramago a ser adaptado ao cinema, pela mão de Javier Gullón, em 2013. A última mostra que encerra este ciclo é o aclamado documentário “José e Pilar”, por Miguel Gonçalves Mendes, gravado entre Portugal e Lazarote e que conta a história de amor entre o autor e a sua mulher, Pilar del Río. As sessões de cinema são gratuitas e os bilhetes podem ser levantados na bilheteira dos cinemas.
Para além deste programa, estão previstas ainda mais iniciativas em relação à vida de José Saramago e com o objetivo de transmitir os valores das várias obras do Nobel português.
Torreshopping recebe ciclos de cinema dedicados aos 100 anos de Saramago