Grão a grão, Zero Cups querem acabar com embalagens de uso único e revolucionar o granel
Os Zero Cups – Smart Bulk System, um conceito de embalagens inteligentes que “vivem” dentro de um sistema digital e robotizado têm a capacidade de armazenar toda a informação sobre o produto, desde a data de validade à sua origem e ainda a quantidade de vezes que o Zero Cup foi reutilizado.
Com o objetivo de transformar o futuro do retalho alimentar ao implementar este sistema em retalhistas e marcas, a The Loop Co., startup que une a tecnologia ao serviço da sustentabilidade, juntou-se à Loja do Zero para pôr em prática este produto que foi o Prémio Novo Verde / Expresso Packaging Enterprise Award, o que se traduz no caráter inovador ao assentar no conceito de economia circular, apresentando uma solução viável que minimiza o impacto ambiental das embalagens de uso único.
Estas embalagens inteligentes vão estar em demonstração pela primeira vez em Lisboa, na Cidade do Zero, nos dias 8, 9 e 10 de julho, onde vai decorrer um evento dedicado à sustentabilidade, com palestras, workshops, mercado de trocas e conta com a presença de várias marcas que se preocupam pelo futuro ambiental. O Pavilhão do Conhecimento recebe o piloto dos Zero Cups, dando a conhecer toda a tecnologia e robótica por detrás da ideia, e vais poder experimentar.
A experimentação remete para três módulos: o primeiro de e-commerce de granel onde, ao aproximar o telemóvel, tens acesso todas as informações do produto; na segunda estação vais passar pelos dispensadores robotizados que leem o Cup e o enchem automaticamente com a quantidade exata. Por fim, a última passagem refere-se entrega dos Cups IoT, que lê os Cups automaticamente e entrega os créditos ao cliente.
O Co-fundador da The Loop Co., Ricardo Morgado, menciona:
Já estamos a ouvir que o plástico de uso único é um problema há muito tempo e sempre acreditámos que a tecnologia podia fazer a diferença. Os Zero Cups provam isso mesmo, pois com tecnologia conseguimos criar um ecossistema de embalagens totalmente circular que resolve o problema das operações a granel, tanto do lado dos consumidores como dos retalhistas. Estamos entusiasmados por poder contribuir para a mudança necessária no futuro do granel e acreditamos que esta iniciativa fará a diferença.
Já Catarina Barreiros, Fundadora da Loja do Zero, acrescenta que “é com muito entusiasmo que fazemos parte desta iniciativa que torna o consumo a granel numa alternativa viável para os grandes retalhistas e para os consumidores. É uma situação win-win que, a meu ver, representa o caminho para o futuro do consumo – não só sustentável como também acessível. Vamos a isto!”.