Alunos de mérito são recebidos pelo Presidente da República e pelo Presidente Cavaco Silva
O Boot Camp EPIS 2022 vai realizar-se de 4 a 8 julho, em Lisboa, com a participação de 40 alunos reconhecidos pelo seu mérito académico, que foram acompanhados pela EPIS – Empresários Pela Inclusão Social durante o ano letivo que terminou agora. “Educar para a Paz dá o mote a este evento, por ocasião da celebração dos 15 anos da EPI, que vai contar com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a presença do Presidente Cavaco Silva, fundador da associação, no Palácio de Belém. Inclusive irão participar, ao longo da semana, em sessões organizadas por empresas parceiras desta edição do Boot Camp EPIS.
Diante a urgência internacional de implementar projetos educativos orientados para a inclusão social e a paz, esta iniciativa anual centra-se nas questões relacionadas com os Direitos Humanos e incorpora sessões temáticas. As diferenças, a problemática dos refugiados e impactos da guerra na sociedade, são algumas questões que estarão em cima da mesa
no dia 5 de julho, às 18.30, no Jardim da Cascata do Palácio de Belém, o encontro que assinala o 15.º Aniversário da EPIS e que reúne mais de 300 participantes, representantes de empresas de todo o país e associados do projeto, alunos EPIS e suas famílias, diretores, professores e voluntários, num encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente Aníbal Cavaco Silva.
A Presidente da Direção da EPIS, Leonor Beleza refere-se ao Boot Camp EPIS como um projeto que:
Permite a estes jovens uma experiência intensa em torno dos valores orientadores da nossa missão. Durante uma semana, e em reconhecimento do seu mérito académico – fruto da sua dedicação e do empenho dos mediadores EPIS que com eles trabalham, individualmente, no desenvolvimento de atitudes e competências para alcançarem o sucesso escolar –, têm a oportunidade de partilhar temas que os orientarão para escolhas e ações informadas e livres no seu futuro de cidadãos e profissionais.
O programa conta com a participação de diferentes entidades, personalidades e empresas, designadamente associados da EPIS e conta com o apoio da Presidência da República e do Gabinete Sacramento e da Amnistia Internacional, Banco Montepio, Cáritas Portuguesa, Centro Incluir do Grupo Jerónimo Martins, Cruz Vermelha Portuguesa, CTT Portugal, Endesa, EPAL – Grupo Águas de Portugal, Escola Naval, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Galp, Fundação Santander, Grupo Jerónimo Martins, Grupo Pestana, Marinha Portuguesa, Museu Calouste Gulbenkian, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Universidade Nova e Paulo Portas.
Com a participação de mais de 600 alunos de todo o país, o Boot Camp EPIS foi lançado pela Associação EPIS – Empresários Pela Inclusão Social em 2011. A EPIS foi criada em 2006 por empresários e gestores portugueses e a Educação traduz-se na concretização da sua missão principal de promoção da inclusão social em Portugal. A Associação apoia alunos do pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário em Portugal, que vivem em contextos socioeconómicos desfavorecidos, com risco acrescido de insucesso e abandono escolar e maior probabilidade de não chegarem ao fim da escolaridade obrigatória concluindo o 12.º ano de escolaridade.
No ano letivo que termina agora, em parceria com o Ministério da Educação, o Governo Regional dos Açores e diversas autarquias em todo o país, a EPIS acompanhou 9.263 alunos de todos os ciclos, em 265 escolas de 41 concelhos do continente e 4 ilhas dos Açores, com o apoio de 134 mediadores. Sendo o maior parceiro privado do Ministério da Educação e do Governo Regional dos Açores no combate ao insucesso e abandono escolar, contou com mais de 640 empresas associadas e parceiras da sua atividade no terreno e esteve presente em 70 concelhos de todo o país (Continente e Ilhas), em parceria com o Ministério da Educação, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, os Governos Regionais da Madeira e dos Açores, 37 Autarquias parceiras e 559 escolas de todo o país.