26 escolas distinguidas com a bandeira “Escola + Verde”
Vinte e seis escolas e jardins de infância do concelho de Vila Verde foram distinguidos com o galardão “Escola +Verde” pelos trabalhos desenvolvidos o longo do ano letivo para a defesa e promoção do ambiente. A bandeira “Escola + Verde” foi entregue na quinta-feira pelo Município de Vila Verde.
Desde os resíduos, a água, a energia, os transportes, o ruído, a alimentação saudável, os espaços exteriores e a biodiversidade, os alunos e os estabelecimentos escolares desenvolveram práticas ecológicas e procuraram reforçar a sensibilização das comunidades locais para a preservação ambiental.
O JI de Cervães foi a instituição com com maiores Poupança Energética, o JI de Sabariz foi distinguido pela Poupança de Água, já a EB de Lanhas pela quantidade de Tampinhas recolhidas.
Os galardões por excelente desempenho ambiental serão entregues às escolas básicas de Freiriz, Lage, Moure e Ribeira do Neiva, Nº 2 Vila Verde, Nº1 de Prado, Oriz S. Miguel, Parada Gatim, Ribeira do Neiva e Turiz, às EB/JI Cervães e EB/JI Sande, e aos jardins de infância de Devesa-Duas Igrejas, Gême, Lanhas e Oleiros. Pelo bom desempenho ambiental, vão receber o respetivo galardão as EB de Atães, Barbudo, Lanhas, Monsenhor Elísio de Araújo e Soutelo, a EB/JI de Esqueiros e os JI de Atães, Loureira, Marrancos, Pedregais e Sabariz.
Para além dos 26 estabelecimentos distinguidos com galardão, foram ainda reconhecidos os trabalhos desenvolvidos pelas escolas básicas de Aboim da Nóbrega, Cabanelas, Gême e Oleiros e pelos jardins de infância de Arcozelo, Carreiras S. Tiago, Moure e Parada de Gatim.
Segundo o Correio do Minho, os critérios de avaliação têm em conta uma auditoria ambiental sobre o funcionamento geral “ecológico” do estabelecimento escolar, além do envolvimento e participação na realização de atividades de sensibilização e de educação ambiental no âmbito do “Escola + Verde”.