O “Galardão Escola Voluntária” de Cascais é um projeto municipal que conta com o envolvimento de alunos e professores que ajudaram a desenvolver o voluntariado dentro das respetivas escolas. Foram recentemente anunciadas as escolas vencedoras.
O dia começou no Colégio Marista de Carcavelos que alcançou o 1º lugar no Galardão Escola Voluntária, com o “Projeto de Voluntariado Marista – Dia Aberto de Voluntariado”. Foi entregue um prémio de 500 euros à escola, e um prémio individual entregue a cada participante neste projeto vencedor.
De seguida rumou-se ao Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo que, com o projeto “Dá a mão a Moçambique – Missão de Apoio Humanitário aos Deslocados de Cabo Delgado”, alcançou o segundo lugar neste galardão. Mas mais importante que isso: permitiu que vários alunos daquela instituição arregaçassem mangas e trabalhassem para ajudar que mais precisa.
“Plantar com Amor”. Foi desta forma se apresentou a Escola Profissional Val do Rio. E com a pequena horta conseguiu ajudar o Centro Paroquial do Estoril e a Associação Jerónimo Usera, conquistando o terceiro lugar. Aqui a bandeira irá ainda ser hasteada pois é preciso encontrar condições técnicas.
A manhã terminou no Externato Nossa Senhora do Rosário, onde o projeto “Levanta-te e testemunha” desenvolvido por vários alunos dos 6º, 7º e 8º anos daquela escola conquistou o quarto lugar do Galardão Escola Voluntária 2021-2022.
O Galardão Escola Voluntária é um prémio atribuído anualmente pela Câmara Municipal de Cascais às escolas do concelho que concebam, desenvolvam e implementem projetos de voluntariado com caráter educativo ao longo do ano letivo. Todos os anos são distinguidas quatro escolas, onde é hasteada uma bandeira com o símbolo do Galardão Escola Voluntária. Trata-se de uma distinção e incentivo às boas práticas de voluntariado. À escola cujo projeto de voluntariado obtenha a melhor pontuação é atribuído, ainda, um prémio monetário no valor de quinhentos euros e prémios individuais aos alunos envolvidos no projeto vencedor.
Sabe mais aqui!