Uma nova fase académica está a chegar. Um misto de ansiedade e de inquietação invade o teu corpo, só de ouvires que falta uns meses para te candidatares ao curso que poderá levar-te ao emprego que mais ambicionas.
Mas é este o momento em que deves conhecer todos os passos do processo de candidatura ao Ensino Superior. E cá estamos para te ajudar, mais uma vez! Para começar, deves ter em conta que a candidatura ao concurso de acesso e de ingresso no Ensino Superior deve ser apresentada no portal online da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). Além de que deves ter concluído integralmente o ensino secundário; teres realizado os exames nacionais correspondentes às provas exigidas para o curso que queres seguir, mais as notas respetivas; teres feito os pré-requisitos, se forem solicitados para o curso; e não estares abrangido pelo estatuto de estudante internacional. Este concurso contará com 3 fases, para teres mais oportunidades para ingressares no curso ambicionado.
1º Passo
Deves pedir a senha de acesso ao sistema da candidatura online. Para obteres a senha, terás de aceder ao portal da DGES e seguir todos os passos indicados pelo site, de modo que possas imprimir, assinar e entregar o formulário de pedido na tua escola secundária. Lá vão certificar o teu pedido e receber a senha. Quando este pedido for certificado, recebes a senha no teu email. Podes pedir a senha durante o período de inscrição para a primeira fase dos exames nacionais ou a partir de Maio, em qualquer gabinete de acesso ao Ensino Superior. A senha pode ser usada nas 3 fases da candidatura.
2º Passo
Necessitarás da ficha ENES. Ficha ENES? O que é isso? Não é um bicho de sete cabeças. É um documento emitido pela tua escola secundária que tem a tua classificação final no ensino secundário e as notas que obtiveste nas provas de ingresso. Por outras palavras, são os exames nacionais que servem para entrares no curso pretendido. Esta ficha tem um código de ativação que vais ter de introduzir na tua candidatura online.
3º Passo
Será também necessário apresentares o teu cartão de cidadão. Nós sugerimos que compres um leitor de cartões para fazeres a candidatura, porque será necessário para fazer a leitura do cartão. Com a senha de acesso, a ficha ENES e o cartão de cidadão, poderás entrar na área da candidatura ao Ensino Superior e fazeres a tua candidatura.
4º Passo
Para escolheres os cursos e quais os códigos respetivos, podes aceder à secção de Índices de Cursos, no portal da DGES. Nesta secção, poderás pesquisar os cursos e as instituições que estão organizados por 5 critérios: por área de estudos e nome de curso; por nome do curso e instituições onde é lecionado; por distrito e instituição; por instituição e curso; e assistente de escolha do curso.
5º Passo
O ingresso no Ensino Superior depende diretamente do número de vagas atribuído a cada curso e cada instituição no ano letivo em questão.
6º Passo
Poderás concorrer a um total de seis cursos e respetivas instituições de Ensino Superior que deves ordenar por ordem de preferência, da primeira escolha, para a última, sendo que a primeira corresponde à tua primeira opção. Contudo, entra na última vaga disponível o aluno com a média mais alta, mesmo que corresponda à sua última opção. Em cada fase do concurso nacional, só é possível obter uma colocação.
7º Passo
Ao escolheres o curso, tem em atenção se o curso não te pede pré-requisitos. O que são pré-requisitos?
São exigências de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acederes a determinados cursos do Ensino Superior. Por norma, deves realizar as provas determinadas pela instituição, através da Ficha de Pré-Requisitos. Esta ficha contempla um código de ativação que servirá para que tu comproves a aprovação no pré-requisito.
8º Passo
Se optares por um curso de uma instituição privada, terás de candidatar-te aos concursos institucionais organizados por esta. Além de apresentares os 3 documentos já referidos, precisarás de teres concretizado os pré-requisitos e de teres obtido a classificação mínima fixada por esta instituição privada. A candidatura deve ser entregue no estabelecimento de Ensino Privado onde pretendes matricular-te e inscrever-te.
9º Passo
Existem cursos que contêm caraterísticas especiais que justificam que a candidatura dos mesmos seja concretizada por meio de concurso locais, que, por norma, estão ligados ao mundo das Artes e do Espetáculo. Estes estão subordinados por normas fixadas em portaria específica e por um processo de avaliação particular bem como a de seleção dos candidatos.
10º Passo
Antes de te candidatares, terás de perceber se estás abrangid@ num destes 5 contingentes:
- Candidatos oriundos da Região Autónoma dos Açores: alunos que residiram nos últimos 3 anos e finalizaram o ensino secundário nessa região;
- Candidatos oriundos da Região Autónoma da Madeira: alunos que residiram nos últimos 3 anos e finalizaram o ensino secundário nessa região;
- Candidatos emigrantes portugueses e familiares que com eles residam: alunos que residiram fora do país, pelo menos, durante dois anos;
- Candidatos Militares: alunos que tenham prestado, durante um ano, em regime de serviço de voluntariado; que tenham prestado dois anos de serviço efetivo em regime de contrato; que tenham prestado 4 anos de serviço efetivo em regime de contrato especial;
- Candidatos com deficiência: alunos que, por motivo de perda ou anomalia, congénita ou adquirida, de funções ou de estruturas de corpo, incluindo as funções psicológicas, aparentes dificuldades físicas específicas suscetíveis de lhes limitar ou dificultar a atividade e participação com os restantes alunos e professores.
Esperamos que tenhas ficado esclarecid@!
Desejamos-te uma boa candidatura e muito boa sorte para esta nova fase!