É no mês de maio, que se celebra o dia mundial da energia (29 de maio). A DECOJovem, durante este mês, realiza sessões informativas – Consumer Talks: Poupa energia e dá mais ao planeta – nas escolas sobre a importância para a poupança de energia.
O objetivo é informar e sensibilizar os jovens para um consumo de energia mais sustentável e de que forma os nossos hábitos diários podem mudar e afetar positivamente o nosso planeta terra.
Com pequenos gestos podemos melhorar a nossa eficiência no consumo energético! Ao desligar uma luz ou fazer uma melhor escolha na compra de equipamentos mais eficientes, podemos poupar na carteira e no ambiente.
Sabias que, podes reduzir até 57% o consumo de energia se trocares uma máquina de lavar roupa de classe B por uma de classe A?
Imagina o que se pode poupar ao fazer a escolha correta do equipamento para a nossa casa, ou seja, um equipamento que seja energeticamente eficiente. Para conseguirmos fazer uma melhor gestão da eficiência energética dos nossos equipamentos, podemos contar com a etiqueta energética.
Com as Consumer Talks da DECOJovem é possível saber mais sobre como interpretar corretamente esta etiqueta e perceber se estamos perante um equipamento mais ou menos eficiente.
Ao escolhermos produtos energeticamente mais eficientes, conseguiremos reduzir o consumo energético e fazer poupança, isto é, iremos poupar na fatura de eletricidade e, simultaneamente, a reduzir o consumo energético e a nossa pegada de carbono no meio ambiente.
A escolha mais acertada na hora da compra do equipamento, será aquele produto que esteja representado pela classe A (cor verde mais escura). Poderá ter um preço mais elevado, contudo compensará a longo prazo no consumo de energia, pois será o mais eficiente.
Vejamos o caso dos frigoríficos e combinados que são os eletrodomésticos com maior consumo de energia elétrica nas nossas casas. Estima-se que um frigorífico consome à volta de 20% da energia de uma casa. Um frigorífico grande combinado de classe A tem um consumo típico de 91 kWh, se formos comparar a um frigorífico com características semelhantes de classe G tem um consumo anual de 344 kWh. É óbvio que compensará a longo prazo, investir num frigorifico de classe A, pois haverá uma maior poupança de energia.
Estas são algumas das curiosidades que através das consumer talks, poderás saber.
Espreita o nosso site e as nossas redes sociais para mais informações.