Foi renovada a acreditação máxima da licenciatura em Osteopatia do Instituto Piaget de Silves, pelo período de seis anos, pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.
Esta acreditação deve-se ao reconhecimento, por parte da entidade oficial competente, da qualidade da formação oferecida pelo Instituto Piaget, designadamente no que diz respeito à qualidade do seu corpo docente e à total adequação das instalações e equipamentos disponibilizados, bem como do plano de estudos seguido.
O curso de Osteopatia do Instituto Piaget, criado em 2016, foi o primeiro a ser reconhecido e acreditado em Portugal, na sequência da aposta da instituição na área das Terapêuticas Não Convencionais (TNC), que conduziu igualmente ao lançamento da licenciatura em Acupunctura.
“A licenciatura visa proporcionar uma formação de alta qualidade para a aquisição de um perfil de competência clínica para a prática osteopática em regime de autonomia, de acordo com os padrões internacionais de formação e educação em Osteopatia”, afirma o professor Alexandre Nunes, coordenador do curso na Escola Superior Jean Piaget do Algarve.
O curso de Osteopatia está articulado com a atividade desenvolvida na Clínica Piaget de Silves que permite que os estudantes realizem a totalidade dos ensinos clínicos (100 horas) em ambiente clínico supervisionado, uma taxa de empregabilidade elevada, um corpo docente especializado e projetos de investigação científica que envolvem professores e estudantes.
No seguimento da expansão das TNC, o seu exercício é hoje regulado por lei e efetuado de modo integrado com as terapêuticas convencionais e de forma a garantir a proteção da saúde das pessoas e das comunidades, a qualidade assistencial e tendo por base a melhor evidência científica.