Foram 884 os estabelecimentos de ensino e 274.460 alunos, professores e auxiliares que participaram no Programa Ecovalor em 2021. Perto de 2.458 toneladas de embalagens foram recicladas e reaproveitadas. O programa de educação ambiental é dedicado em exclusivo à comunidade escolar e chega a cerca de 60% do território nacional. Tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino e são premiadas aquelas que apresentaram os melhores desempenhos. O programa assegura às escolas a recolha seletiva dos materiais, a entrega de sacos de recolha e ainda suportes financeiros.
Todas estas escolas encaminharam para reciclar 1.684 toneladas de papel e cartão, 609 toneladas de plástico, metal e pacotes de bebida e 255 toneladas de vidro. O material foi separado pelos alunos e encaminhado para reciclar, no final cada escola recebe o seu prémio em função da quantidade reciclada, por cada saco de embalagens destinadas ao ecoponto amarelo a escola recebeu 0,50€. Foi atribuído um total de 122.896 euros a nível nacional pelas escolas.
Ao nível nacional, há a destacar a Escola do Monte em Vila Nova de Gaia que ficou em primeiro lugar com 25 toneladas, seguida do Centro Infantil do Hospital de Faro com 22 toneladas e da Escola EB1/JI da Conceição de Faro com 19 toneladas. Estas foram as escolas vencedoras da 19.ª
edição do programa e já se encontra em preparação o Programa Ecovalor para o ano letivo de 2022-2023.
Sabe mais sobre a iniciativa aqui!