No próximo sábado dia 14 de Maio, pelas 18h00, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes vai receber a conferência “Entre o silêncio e a fulguração da palavra em Lídia Jorge”. O evento vai ser dinamizado por Conceição Brandão e a própria escritora Algarvia vai estar presente.
Como um nome importante na literatura portuguesa contemporânea, Lídia Jorge vai criar nesta conferência um espaço de análise a dois dos seus romances, que marcam o início e o fim do seu universo literário. As obras centrais de discussão serão O Dia dos Prodígios (1980) e Os Memoráveis (2014), outras obras também irão ser abordadas, como é o exemplo de O Jardim Sem Limites (1995), O Vale da Paixão (1998) e O Vento Assobiando nas Gruas (2002). As obras da escritora abordam o sofrimento humano, a injustiça, o sacrifício e a esperança além dos desvios da sociedade.
Conceição Brandão, a conferencista, é doutorada em Literatura Portuguesa pela Universidade Católica de Lisboa além de investigadora no Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos em Literatura Portuguesa. Desde há alguns anos que segue a obra de Lídia Jorge através de diversas edições e conferências e organiza este evento dedicado a essa mesma obra.