Chegas a casa da Qualifica e vês que tens imensa informação sobre variados cursos de diversas escolas e universidades, ficas confus@ ou muito indecis@? Mas, calma… Há várias dicas que poderão ajudar-te a organizar melhor as tuas ideias para o teu futuro.
Primeira: divide as informações de acordo com a área do curso. Assim ficas com a informação organizada e consegues perceber o que as universidades e as escolas
oferecem.
Segunda: escolhe a(s) área(s) que tu mais gostas, ou onde imaginas exercer num futuro próximo e, analisa o plano de aulas que determinado curso oferece. Conhecer o plano de aulas faz aumentar o interesse pelo curso ou, então, talvez seja melhor optar por um outro curso que tenha um plano que te inspira mais.
Terceira: vê onde ficam as universidades ou as escolas e se compensa financeiramente os transportes e a habitação. Isto é talvez uma das grandes preocupações dos teus pais quando percebem que o teu curso só existe em determinada parte do país e tu queres muito ir estudar para lá. Deves analisar os preços dos transportes, seja da tua casa até à cidade, ou de onde tu irás residir até à universidade; e quais as opções de habitação temporária: alugar um quarto, ir para uma residência de estudantes, entre outras opções. Adicionalmente, tens de medir quais as vantagens e os benefícios de estudares naquela zona do país.
Quarta: depois de escolheres o curso, vai às contas das redes sociais e ao website das faculdades e das escolas para obteres mais informações sobre o ambiente académico, quais os serviços que oferecem e os eventos mais emblemáticos para tu te divertires. Um conselho que deixamos é perceber quando é o open day ou o “dia aberto” para ires conhecer pessoalmente o estabelecimento de ensino e conhecer mais sobre o curso, conversando com colegas mais velhos e que estudam na área que tu mais gostas.
Se depois disto, continuas indecis@, o melhor é leres novamente toda a informação e refletires sobre o assunto. E, porque somos bons amigos, juntámos informações relacionadas com o ensino secundário e com o Ensino Superior para te dar uma visão geral de como tudo se processa em cada tipo de curso.
50% dos alunos que finalizam o secundário, preferem escolher cursos de que gostam e que permitem alcançar a profissão que ambicionam. (Fonte: Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência)
Se vais seguir para o Ensino Secundário:
- Cursos Científico-humanísticos
Duração: 3 anos (10º, 11º e 12º ano).
Poderás escolher duas disciplinas bienais (no 10º e 11º ano), sendo uma delas obrigatoriamente do conjunto de opções que cada escola oferece.
Cursos:
• Ciências e Tecnologias
• Ciências Socioeconómicas
• Línguas e Humanidades
• Artes Visuais
No 11º ano, terás de realizar 2 exames nacionais de duas disciplinas bienais. No 12º ano, terás de realizar mais 2 exames nacionais de duas disciplinas obrigatórias de cada curso. Receberás um diploma de conclusão do ensino secundário bem como o nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.
- Cursos Profissionais
Duração: 3 anos
Cada escola oferece um leque de cursos profissionais em diversas áreas de atividade.
No final do curso, terás de realizar a Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual serão avaliadas as competências e os conhecimentos que aprendeste durante a realização do curso. Receberás um diploma de conclusão do ensino secundário bem como o nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.
- Cursos Artísticos Especializados
Duração: 3 anos
Cursos: Dança, Música e Artes Visuais e dos Audiovisuais
Tipos de Formação:
• Formação Geral (integra todas as disciplinas comuns a todos os cursos);
• Formação Científica (integra duas a quatro disciplinas);
• Formação Técnica Artística (integra duas a cinco disciplinas);
• Formação em Contexto de Trabalho (somente nos cursos das Artes Visuais e dos Audiovisuais e da Dança). Nesta formação, poderás aprender novas formas artísticas numa instituição artística.
No final do curso, terás de realizar a Prova de Aptidão Artística (PAA), no qual serão avaliadas as competências e os conhecimentos técnico-artísticos que aprendeste durante a realização do curso. Receberás um diploma de conclusão do ensino secundário bem como o nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações.
Se queres seguir para o Ensino Superior:
- Cursos Técnicos Superiores Profissionais
Duração: 4 meses (120 créditos).
Não precisas de realizar nenhum exame para ingressares, bastará o teu certificado de conclusão do secundário. Terás de te candidatar ao curso em que queres estudar através da página da respetiva instituição de Ensino Superior.
Haverá exames bem como trabalhos individuais e de grupo ao longo da licenciatura. Também realizarás um estágio final que avaliará os teus conhecimentos e práticas aprendidas ao longo do curso. Receberás um diploma de conclusão do curso de técnico superior profissional bem como o nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
- Licenciatura (1º ciclo)
Duração: 6 a 8 semestres (180 a 240 créditos).
Terás de te candidatar ao curso que queres estudar através do concurso nacional da DGES – Direção Geral do Ensino Superior. Tens 3 fases para conseguires entrar.
Haverá exames bem como trabalhos individuais e de grupo ao longo da licenciatura. Também poderás apresentar uma dissertação final de curso. Receberás um diploma de conclusão de licenciatura bem como o nível 6 do Quadro Nacional de Qualificações.
- Mestrado Integrado (1º e 2º ciclos)
Duração: 10 a 12 semanas (300 a 360 créditos)
Terás de te candidatar ao curso em que queres estudar através do concurso nacional da DGES – Direção Geral do Ensino Superior. Tens 3 fases para conseguires entrar.
Áreas de Formação:
• Arquitetura e Urbanismo
• Ciências Farmacêuticas
• Medicina
• Medicina Dentária
• Medicina Veterinária
Haverá exames bem como trabalhos individuais e de grupo ao longo da licenciatura e do mestrado. Também poderás apresentar uma tese final de mestrado. Receberás um diploma de conclusão de mestrado integrado bem como o nível 7 do Quadro Nacional de Qualificações.