É normal ficares um pouco perdido na altura dos exames, mas nada como a organização para ultrapassares esta página. Aqui damos-te alguns concelhos de como iniciares o teu estudo para os teus exames nacionais.
1. Se não souberes para onde queres ir não sabes qual o caminho mais indicado para ti. Define um objetivo final. Vê o curso que queres, as médias que precisas e os exames necessários. Podes consultar o guia geral de exames de 2022 aqui e o site da DGES. Podes ainda consultar o Guia de acesso ao ensino superior da Mais Educativa aqui.
2. Escolhe um método de estudo que funcione para ti:
- Se gostares de escrever utiliza resumos escritos de matéria, escrever, escrever e escrever. Costuma dizer-se que escrever uma vez algo é o equivalente de o ler sete vezes;
- Se escrever não te ajuda, podes sempre ler a matéria, ou pedir a alguém que ta leia e explique;
- Se não gostas nem de ler nem de decorar talvez resolver exercícios seja o melhor para ti. Podes ir ao site do GAVE e encontras lá exames de anos anteriores. Podes também comprar manuais de apoio ao estudo dos exames nacionais ou pedir aos teus professores exercícios extra.
3. Cria um plano de estudo com os dias de estudo e os horários para as disciplinas com capítulos. Importante seres realista para depois não ficares frustrado por não conseguires acompanhar o plano. Foca-te na matéria que costumas ter mais dificuldade nos testes. Não acumules dúvidas, tudo o que não percebas ou não consigas resolver deves de tentar desconstruir o problema e ultrapassá-lo.
4. Faz resumos estratégicos das matérias que precisas de aprender. Procura bancos de dados na internet e de ajuda ao estudo. Certifica-te com os teus professores que os materiais que estás a usar são os mais indicados.
5. Participa nas aulas extras que os teus professores deem e nas aulas de esclarecimento de dúvidas para os exames. Utiliza todos os meios que te forem dados e faz o maior uso deles. Se sentires necessidades, e se tiveres essa opção, podes até arranjar um explicador para te ajudar no preparamento dos exames nacionais.
6. Muito importante não te descuidares com a tua saúde mental, lembra-te: notas são importante mas tu és mais.
Desejamos-te uns bons estudos!