Mais um ano letivo prestes a terminar. E é nesta fase, com os exames nacionais à porta, que surgem as preocupações e inseguranças. Normal! Compreendemos a importância das boas notas e de como têm relevância para o teu futuro académico. Dares o teu melhor para conseguires bons resultados é o objetivo!
Se ainda não sabes, as provas têm data marcada para os meses de maio, junho e de julho.
- 9º, 11º e 12º ano a primeira fase tem início a 17 de junho e a segunda fase a 20 de julho;
- 2º, 5º e 8º ano as provas de aferição têm data de início prevista para 2 de maio com a última a acontecer a 20 de junho.
Para os anos letivos que têm as duas fases de exame, lembramos que é sempre importante apresentares-te na primeira. Só assim poderás ter uma segunda oportunidade, na segunda fase, para melhorares a nota, seja para subires a média, seja para conseguires uma positiva à disciplina. A nota do exame nacional tem um peso de, pelo menos, 30% na nota final do ano! Tentando ter a melhor nota possível para ti, mais oportunidades terás para ingressares no mundo universitário, nos casos em que se aplicam.
Agora, o que deves saber no dia do exame?
- Chegada antecipada: deves estar presente na sala, pelo menos, meia hora antes da prova para não perderes a chamada.
- Material: Cartão de Cidadão e caneta são o mais importante. Precisas do documento para te apresentares e da caneta (azul ou preta) para fazeres a prova! Em disciplinas como a matemática podes ter, também, um lápis e borracha e, nos exames que permitem, a calculadora. Se quiseres levar contigo uma garrafa de água, estás autorizado.
- Proibido: Nada de corretores, dicionários, telemóveis ou cábulas! Não vais querer o exame anulado! Nada destas medidas te safam se não estiveres à vontade com a matéria a ser avaliada. E como só queremos o melhor para ti, damos-te aqui umas dicas de como ultrapassares esta tarefa difícil sem medos.
- Distrações fora: Afasta todas as possíveis distrações perto de ti. Os aparelhos eletrónicos, que são o maior desafio, devem estar guardados, desligados ou escondidos! O computador é inevitável mas foca-te em o utilizares só para as tuas pesquisas e informações relevantes.
- Organização: Prepara o teu espaço de estudo com todo o material de que precisas, de forma a que tenhas um ambiente confortável e que ao mesmo tempo se torne produtivo.
- Método: Faz um plano de trabalho com a divisão da matéria por temas e dá prioridade àqueles em que tens mais dificuldade. Avalia o número de horas que achas necessárias para cada disciplina para assim formares uma rotina. Lê a matéria em voz alta – pode tornar-se num método mais eficaz no que toca à aprendizagem e memorização dos textos. Se és mais visual, mapas mentais também são uma ajuda. Experimenta!
- Pausas: Fazeres pausas (curtas) é importante – o estudo torna-se mais eficaz e menos cansativo. Estudares horas a fio não te ajuda na concentração e será tempo perdido. E na noite anterior ao exame, não abuses nas leituras. O descanso também é necessário!
Depois de teres lido este nosso guia, resta-nos desejar-te bons estudos e boa sorte!