Após dois anos de pausa, devido à pandemia, a Futurália regressou com diversas ofertas a nível do Ensino Superior, Ensino Profissional e Tecnológico, Study Abroad, centros de Línguas, Emprego e Juventude. E os resultados não poderiam ser os melhores: 3 em 4 alunos escolheram o seu percurso académico e profissional na maior feira de educação do país.
Esta edição contou com mais de 200 expositores que receberam a visita de mais 53 mil alunos vindos do Norte a Sul do país.
“A visita à Futurália é um momento muito importante na vida académica dos alunos. Mais de 75% dos nossos visitantes aproveitam para escolher ou consolidar a sua decisão sobre o caminho formativo a seguir”.
– Alzira Ferreira, gestora da Futurália
Uma das grandes novidades desta edição da Futurália foi o espaço destinado ao Emprego e Empregabilidade, que contou com a presença de vários empregadores e de empresas de recursos humanos. Estas ofereceram vagas de emprego para recém-licenciados e profissionais e promoveram workshops, talks e sessões de capacitação.
Outra novidade foi a “Sala do Professor”. Concebida pela Fundação AIP, que visou homenagear todos os docentes pelas responsabilidades que estes tiveram no percurso formativo dos alunos, durante a pandemia. Nesta sala, os professores, que acompanhavam os seus alunos à Futurália, podiam descansar e conviver com outros professores.
O tema desta edição era “Sustentabilidade” e foram apresentados, na Futurália, um conjunto de projetos e de boas práticas, elaborados por empresas ou por jovens de diferentes escolas. Estes projetos visam dar o seu contributo para a reflexão desta temática que se impõe em dois grandes eixos-chave: a transição energética e o ambiente e o clima e os oceanos.
Finalizada a edição deste ano da Futurália, a organização desta grande feira de educação, com os seus parceiros, já estão a preparar a próxima edição, que acontecerá nos dias 22 a 25 de Março de 2023.