A Fundação Gulbenkian, no âmbito da iniciativa de apoio à Comunidade Ucraniana, irá financiar projetos que promovam a integração de crianças ucranianas até aos seis anos através da metodologia de playgroups: “Grupos ABC – Aprender, Brincar, Crescer”.
Com o avançar da guerra na Ucrânia, muitas são as famílias provenientes desse país que procuram um refúgio em Portugal. Deste modo, a Gulbenkian irá apoiar os projetos que possibilitem a inserção de crianças ucranianas, até aos seis anos, que não poderão estar em creches ou jardins de infância. A inserção será feita através da metodologia pedagógica “Grupos ABC – Aprender, Brincar, Crescer”.
Esta metodologia consiste em grupos de 5 a 10 crianças que irão reunir duas vezes por semana, durante duas horas, em diversos espaços, como escolas, bibliotecas, instituições públicas e de solidariedade locais, espaços públicos, mercados ou estabelecimentos comerciais. Nestes espaços, as crianças poderão interagir e brincar, sendo orientadas por dois monitores que irão promover atividades informais e brincadeiras a fim de as crianças experimentarem contextos de socialização e de experimentação diferentes e estimulantes.
A Fundação Calouste Gulbenkian irá garantir o funcionamento dos “Grupos ABC” até ao final do mês de setembro de 2022, com o objetivo de atingir um total de 1000 crianças beneficiárias.
Se quiseres saber mais sobre esta iniciativa da Fundação Gulbenkian, clica aqui.