A iniciativa “Fast Heroes 112”, em parceria com a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC), leva especialistas a várias escolas do país para ensinarem os mais novos a identificarem os principais sintomas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A campanha lançou recentemente uma nova fase de atividades, que durará até ao final de abril e na qual estão a participar mais de 70 turmas, num total de cerca de 1.500 alunos.
A propósito do Dia Nacional do Doente com AVC, que se assinala esta quinta-feira, 31 de março, médicos e enfermeiros das Unidades de AVC de vários Centros Hospitalares do país vão dirigir-se às escolas que estão a participar na iniciativa para realizar mini sessões com os alunos.
O programa conta com uma “gama de atividades para serem implementadas nas escolas e em casa que giram à volta de quatro super-heróis: Francisco (a Face), Fernando (a Força) e Fátima (a Fala) são três super-heróis reformados que lhes vão ensinar os três principais sintomas de AVC. Já Tomás (a Tempo), reforça a importância de agir de forma atempada. A novidade mais recente é Tânia (a Professora), que será apresentada às turmas que realizarem o programa pelo segundo ano consecutivo”, explica a organização, em comunicado.
Desenvolvida em parceria com o Departamento de Políticas Educativas e Sociais da Universidade da Macedónia, conta com o apoio da Organização Mundial de AVC, da Sociedade Portuguesa do AVC e da Iniciativa Angels. Além do português, os materiais estão já adaptados para várias línguas.
Para participar na campanha, basta inscreveres-te aqui .