Após dois anos de pausa, a Futurália volta em força entre os dias 30 de março e 2 de abril, para a sua 13ª edição. A Mais Educativa é parceira deste evento e por isso, fomos até aos bastidores para saber como está a ser organizada esta nova edição. Vem daí!
“É a maior Feira de educação e formação em Portugal que, ao longo dos anos, foi-se impondo como um dos grandes acontecimentos públicos dedicados à divulgação de oportunidades de estudo, de formação e de realização pessoal de cada um, e em particular, nos jovens em idade escolar.”, afirma Alzira Ferreira.
Tais oportunidades podem seguramente ser encontradas na grande diversificação da oferta dos cursos ministrados nas Universidades, nos Politécnicos, nas Escolas Profissionais ou nas inúmeras instituições que se dedicam à formação e valorização dos recursos humanos.
Nestes últimos dois anos, a Futurália, um evento que tem “uma relação de proximidade” com os estudantes e com as instituições parceiras, não se realizou devido à pandemia. Mas, este ano, podemos contar com muitas novidades, não só destinadas aos finalistas do secundário, mas também aos jovens licenciados que procuram uma oportunidade de emprego.
A 13ª edição da Futurália tem como lema “Como (posso) construir um futuro sustentável?”, que está relacionado com 4 dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: as alterações climáticas, os oceanos, a transição energética e o ambiente. Desta forma, um dos propósitos desta edição é alertar para questões essenciais acerca destes objetivos, através de atividades onde especialistas, municípios, escolas e alunos, partilharão ideias e projetos para solucionar os problemas ambientais.
Adicionalmente, podemos contar com outras atividades de foro social e académico associadas à cidadania, às boas práticas de alimentação, de bullying e de métodos de técnicas e práticas de educação. Estas atividades serão alocadas num Lounge, um espaço dinâmico onde os visitantes e convidados poderão estar mais confortáveis e onde a partilha de opiniões e de ideias pode fluir de uma maneira mais descontraída.
Outro elemento fundamental que a Futurália este ano quer desmitificar são os seus públicos-alvo, como confirma Alzira Ferreira: “A Futurália está muito ligada, e bem, aos estudantes do ensino secundário. Nós queremos complementar com uma oferta para os jovens adultos. Com os níveis de desemprego jovem muito altos, a maior feira de educação irá ter um espaço dedicado ao emprego que contará com departamentos de recursos humanos e empregadores com ofertas de emprego, estágios, bem como, ações de capacitação, em termos de soft skills, e de job counseling que irão seguramente enriquecer um currículo dos jovens.”.
A Dream Conf – Conferência de Sonhadorismo – está de volta à Futurália!
Esta iniciativa tem como convidados jovens empreendedores, das artes à gestão, mediada por um professor, um espaço onde os jovens que partilham com outros jovens, experiências e vivências que os levam a sonhar e a fazer com que os sonhos possam tornar-se uma realidade, porque “tudo é possível com trabalho, com esforço, com dedicação”.
Mas, nem tudo é sério, “A Futurália também é uma festa” acrescenta Alzira Ferreira.
Haverá um palco destinado à música, ao teatro e às restantes artes, a fim de apoiar o que se faz artisticamente em Portugal e inspirar os estudantes a seguirem e a investirem nesta área, se esta for do seu interesse.
Se ainda não sabes qual o curso que queres seguir, esta é a tua oportunidade de visitares a Futurália e escolheres um percurso para o teu futuro.
Ah, e caso não saibas, a tua Mais Educativa também vai marcar presença no evento! Procura o nosso stand, e descobre as surpresas que temos para ti!