Em parceria com a ENSICO – Associação para o Ensino da Computação, a APDC vai realizar uma conferência no próximo dia 25 de março, a decorrer em formato híbrido, a partir da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, para debater o ensino da computação nas escolas portuguesas.
É “fundamental que a computação, como elemento agregador e dinamizador de aprendizagens e abordagens multidisciplinares, seja ensinada ao longo dos 12 anos de escolaridade, alicerçada na criatividade, na língua materna, na capacidade de comunicação oral e escrita, no domínio da linguagem matemática e no conhecimento da história”, afirma a APDC, em comunicado.
O evento irá reunir um conjunto de oradores nacionais e internacionais experientes nas áreas da educação e das ciências da computação, que exercem as suas atividades nos meios culturais, científicos, académicos e empresariais.
Segundo a organização, os debates serão divididos por três painéis. Um primeiro, focado no ensino das ciências da computação e na formação de professores, um segundo, sobre a revisão e desenho curricular, e o último centrado no impacto económico e social produzido pela incorporação do ensino da computação no ensino obrigatório.