O Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré já está a ser alimentada pela energia solar da Galp, através dos primeiros painéis solares ganhos na competição da Fundação Galp, que distingue projetos escolares que promovam consumos energéticos mais eficientes. Com o projeto SmartAir, focado na promoção da mobilidade sustentável, nomeadamente na sensibilização para a retoma do uso de bicicletas ou de veículos de tração elétrica, o agrupamento garantiu o primeiro lugar na competição Energy Up.
“É um privilégio verificar no terreno que há alunos e professores que conseguem fazer da sustentabilidade e da eficiência energética um compromisso de toda a comunidade educativa”, referiu Diogo Sousa. Durante a visita, o diretor geral da Fundação Galp sublinhou que o Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré “é um exemplo para o país”, não só pelo projeto distinguido no Energy Up, mas também “pelo aproveitamento que estão a fazer do prémio recebido para desenvolverem outras iniciativas que promovem comportamentos inovadores e sustentáveis entre os mais jovens”.
A segunda edição do Energy Up já tem inscrições abertas até ao próximo dia 8 de abril para todas as escolas do ensino básico e secundário que tenham projetos ou trabalhos no âmbito da energia já implementados ou em curso.