A editora FCA, em conjunto com os investigadores Ricardo Queirós e Mário Pinto, lançaram o livro Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino, que “introduz os conceitos fundamentais da gamificação e demonstra a sua aplicabilidade e utilidade nos contextos organizacionais e educacionais através de dezenas de casos de sucesso”, explica a editora em comunicado.
Além desta publicação, a FCA vai realizar um ciclo de dois webinars, com a moderação dos autores e a participação de profissionais da área empresarial e do ensino, para aqueles que queiram conhecer melhor a área da gamificação.
“Cada vez mais a Gamificação emerge como uma técnica de aprendizagem, de motivação, que pode potenciar a colaboração e o conceito de equipa, aplicável tanto em contextos de ensino como nas empresas e organizações”, refere a editora. Contudo, esta área “implica conhecimento, experiência e o domínio das ferramentas necessárias à sua correta implementação, adaptada ao contexto em que se insere”, acrescenta.
É aqui que o livro Gamificação Aplicada às Organizações e ao Ensino entra, para agregar “de uma forma lógica tudo aquilo que é necessário conhecer e dominar para desenhar e implementar uma estratégia de Gamificação numa organização ou numa escola”. Além desta componente, são também partilhados neste “dezenas de casos de sucesso onde estes métodos contribuíram para os objetivos organizacionais ou de ensino”.
Segundo os autores, o público-alvo desta publicação é bastante alargado, sendo especialmente dirigido a professores, investigadores, universitários, profissionais interessados na conceção, desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos educacionais e profissionais de empresas.